O eletrocardiograma é um dos exames mais comuns da prática cardiológica. Criado no início do século XX, é utilizado para analisar o funcionamento do coração em função das correntes elétricas que nele circulam. Uma pena ou caneta registra a atividade elétrica do coração, movimentando-se transversalmente ao movimento de uma fita de papel milimetrado, que se desloca em movimento uniforme com velocidade de 25 mm/s. A figura mostra parte de uma fita de um eletrocardiograma. Sabendo-se que a cada pico maior está associada uma contração do coração, a frequência cardíaca dessa pessoa, em batimentos por minuto é:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Marca como melhor resposta prfv.
No eletrocardiograma apresentado temos que de acordo com as fórmulas do Movimento Uniforme é possível calcularmos a Frequência Cardíaca, sendo assim essa é dada por 75 batimentos por minuto.
Movimento Uniforme
O movimento uniforme pode ser definido como sendo o movimento de um objeto que se movimenta (ou desloca) em linha reta e sua velocidade é constante ao longo dessa linha percorrida. A fórmula para velocidade nesse movimento é dada por:
Onde,
- Velocidade Média
- Intervalo de Deslocamento
- Intervalo de Tempo
No problema apresentado temos que a tira de papel representada apresenta um comprimento total de 60 mm, usando a fórmula acima temos:
Queremos a frequência em batimentos por minuto, logo:
A frequência cardíaca (f) é definida por sendo o número de batimentos (n) do coração durante um intervalo de tempo, ou seja, sabendo que a figura mostra 3 picos maiores que estão a uma contração do coração, temos que n = 3, logo a frequência é dada por:
Temos então que a frequência cardíaca apresentada no eletrocardiograma é de 75 batimentos por minuto de acordo com as fórmulas do Movimento Uniforme.
Veja mais exemplos de Movimento Uniforme em: https://brainly.com.br/tarefa/47019024
#SPJ2