O eixo hormonal sexual feminino é formado por três glândulas principais: hipotálamo, adenohipófise e ovários, que se comunicam constantemente, a fim de garantirem a homeostase do ciclo reprodutor feminino, seja ele ovariano, seja uterino. A comunicação entre as glândulas endócrinas se dá por meio de hormônios, substâncias secretadas na corrente sanguínea que possuem receptores específicos em órgãos-alvo. Os hormônios liberados são GnRh, FSH e LH, estrógeno e progesterona, respectivamente.
Dessa forma, sobre os efeitos da ação hormonal do estrógeno e da progesterona, produzidos pelos ovários, podemos afirmar que:
A. estimulam o desenvolvimento das mamas, crescimento da camada interna do útero e aumento localizado de tecido adiposo.
B. regulam o amadurecimento dos gametas sexuais femininos, bem como o momento de sua liberação (ovulação).
C. regulam a absorção dos gametas femininos não fecundados, bem como a descamação da camada uterina, ou seja, do endométrio.
D. estimulam a secreção de FSH e LH, que vão atuar no desenvolvimento das gônadas e dos gametas femininos.
E. estimulam o crescimento de pelos em algumas regiões do corpo, aumento do metabolismo corporal e da massa muscular.
Soluções para a tarefa
Respondido por
37
Resposta:
LETRA A: Estimulam o desenvolvimento das mamas, o crescimento da camada interna do útero e o aumento localizado de tecido adiposo.
Explicação: Os hormônios sexuais produzidos e liberados pelos ovários vão ter por função preparar o corpo feminino para a possível gestação e fazer a manutenção das características sexuais.
Respondido por
6
Resposta:
Letra E, estimulam o desenvolvimento das mamas, o crescimento da camada interna do útero e o aumento localizado de tecido adiposo.
Explicação:
Perguntas interessantes