O eixo hipotálamo-hipófise tem a função de coordenar várias ações fisiológicas no organismo, liberando hormônios para a corrente sanguínea. A figura a seguir representa, de modo ilustrativo, a hipófise, com foco nos hormônios e nos respectivos órgãos-alvo da hipófise anterior. Sobre essa região, responda ao que se pede a seguir.
4.a) Identifique os hormônios liberados pela hipófise anterior, enumerados de 1 a 6. Como esses hormônios atuam?
b) Quais são os hormônios liberados pela hipófise posterior?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O hipotálamo participa no controle das funções vegetativas e endócrinas do organismo, em parte pela tradução dos sinais elétricos oriundos do sistema nervoso central (SNC) em fatores humorais.
Diversos fatores liberadores e inibidores são secretados pelo hipotálamo e transportados à adeno-hipófise pelo sistema porta-hipotálamo-hipófise, onde cada fator apresenta ação seletiva na síntese e/ou secreção de hormônios adeno-hipofisários. Além de estímulos neurais externos, a secreção dos neuro-hormônios hipotalâmicos também responde a variações do meio interno, como a concentração de nutrientes, eletrólitos e hormônio. Enquanto o hipotálamo trabalha como um tradutor, a hipófise trabalha como um amplificador das informações hipotalâmicas elevando ou reduzindo a secreção de hormônios que interferem no crescimento, diferenciação celular e na atividade funcional dos tecidos-alvo.