História, perguntado por iraci5, 1 ano atrás

o Egito antigo alguém nascido em uma família pobre, por exemplo mesmo se esforçar lo nunca chegaria a ocupar um alto cargo no governo no brasil de hoje e assim também? explique Parabéns.

Soluções para a tarefa

Respondido por dessarcc
113
Não, pois tivemos um grande avanço desde os tempos antigos para cá. Hoje, você mesmo nascendo em família pobre pode chegar ao cargo alto no governo, temos como exemplo Luís Inácio Lula da Silva. Outros cargos também, podemos tudo, basta querer e nos esforçarmos no estudo. Porém, ainda existe um certo preconceito.
Respondido por vihhh33
17

No Brasil, nós temos uma grande mobilidade social, se comparados a varios paises da Asia e da Africa.... 

Em algumas sociedades a questão da mobilidade é tida como inexistente, principalmente naqueles casos em que a posição de um indivíduo é preservada ao longo de toda a sua existência. Na ausência de mobilidade, alguns estudiosos costumam classificar uma sociedade como estratificada. Um dos mais reconhecidos exemplos utilizados para esse tipo de situação é observado no interior da sociedade feudal, onde clérigos, nobres e servos dispunham de uma mesma posição ao longo da existência. 

A ideia de estratificação é contaminada por diversos problemas de definição e outros limites que nos mostram que é extremamente complicado afirmar que não há nenhum tipo de mobilidade em determinada coletividade. Sujeitos à transformação de seus costumes e a outras mudanças de caráter histórico, um grupo social passa a elaborar outros meios de organização que desestabilizam e ressignificam a hierarquia social outrora atribuída pelos sujeitos. 

Na era moderna, a disseminação dos valores liberais transformaram o conceito de mobilidade social em uma meta política para as nações guiadas por princípios democráticos. Os números de desenvolvimento social e econômico enxergam na mobilidade ascendente um claro indício do acúmulo e distribuição menos desigual da riqueza entre a população. Contudo, não podemos restringir a concepção de mobilidade somente à variação das condições materiais que uma pessoa tem ao longo de sua vida. 

Em algumas culturas, podemos notar que a posição social de um indivíduo pode estar atrelada à sua descendência familiar ou algum tipo de papel político-religioso desempenhado. Para ilustrar isso podemos apontar que, em determinadas culturas, o poder decisório de um sacerdote não é o mesmo de um rico comerciante. Com isso, compreendemos que a mobilidade social é um conceito dinâmico que deve ser definido a partir das informações recolhidas dentro da sociedade que é investigada. 

Abraço, espero ter ajudado!

Perguntas interessantes