O efeito tóxico de uma substância está intimamente relacionado à quantidade do agente no local da ação, também conhecido como tecido alvo. Um princípio importante que deve ser lembrado para se conseguir avaliar a quantidade dos agentes tóxicos no organismo é a capacidade das substâncias de atravessar as membranas plasmáticas. MESQUITA. Hudson. Toxicologia Ambiental e Ocupacional. Maringá: Unicesumar, 2018. Sobre os mecanismos de transporte realizados pelas membranas plasmáticas, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas. I. No transporte passivo não há gasto de energia para a célula, pois a passagem das substâncias pela membrana ocorre a favor de um gradiente de concentração, ou seja, a movimentação dos agentes acontece do sentido da maior concentração para a menor concentração, até que alcance o equilíbrio. II. No transporte ativo, ocorre o gasto de energia, na forma de ATP, pois o movimento das substâncias por meio da membrana plasmática ocorre contra um gradiente de concentração. III. Na pinocitose é um processo especial de passagem de partículas líquidas por meio das membranas. As partículas líquidas são englobadas pela célula por meio de invaginações da membrana plasmática. IV. Na difusão simples necessita de auxílio das chamadas proteínas carreadoras, que facilitam a passagem das substâncias por meio da membrana plasmática. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5: V, V, V, F.
Explicação:
I. No transporte passivo não há gasto de energia para a célula, pois a passagem das substâncias pela membrana ocorre a favor de um gradiente de concentração, ou seja, a movimentação dos agentes acontece do sentido da maior concentração para a menor concentração, até que alcance o equilíbrio.
VERDADEIRO, vide p. 65 do livro
“TRANSPORTE PASSIVO
Nesta modalidade não há gasto de energia para a célula, pois a passagem das substâncias pela membrana ocorre a favor de um gradiente de concentração, ou seja, a movimentação dos agentes acontece no sentido da maior concentração para a menor concentração, até que se alcance o equilíbrio.”
II. No transporte ativo, ocorre o gasto de energia, na forma de ATP, pois o movimento das substâncias por meio da membrana plasmática ocorre contra um gradiente de concentração.
VERDADEIRO, vide p. 67 do livro
“TRANSPORTE ATIVO
Nesta modalidade de transporte, ocorre gasto de energia, geralmente na forma de ATP, pois o movimento das substâncias por meio da membrana plasmática ocorre contra um gradiente de concentração, ou seja, do meio hipotônico para o hipertônico.”
III. Na pinocitose é um processo especial de passagem de partículas líquidas por meio das membranas. As partículas líquidas são englobadas pela célula por meio de invaginações da membrana plasmática.
VERDADEIRO, vide p. 67 do livro
“PINOCITOSE
Este é um processo especial de passagem de partículas líquidas por meio das membranas. Nesta modalidade, as partículas líquidas são englobadas pela célula por meio de invaginações da membrana plasmática.”
IV. Na difusão simples necessita de auxílio das chamadas proteínas carreadoras, que facilitam a passagem das substâncias por meio da membrana plasmática.
FALSO, vide p. 66 o livro. (proteínas carreadoras fazem parte da Difusão facilitada: Este tipo de transporte necessita do auxílio das chamadas proteínas carreadoras, que facilitam a passagem das substancias por meio da membrana plasmática.)
“Difusão simples: Modalidade de transporte de substancias (soluto) por meio da membrana plasmática no sentido de maior concentração da substância para a menor concentração, até que se atinja o equilíbrio.”