o efeito expressivo do texto bem como seu pertencimento ao naturalismo em Literatura baseia-se amplamente no procedimento de explorar de modo intensivo aspecto biológicos na natureza entre essas procedimentos empregados no texto, so não se encontra a :
a) Representação do homem como severo em interação constante com o ambiente.
b) Exploração exaustiva dos receptores sensoriais humano (audição, visão, gestão)
c) figuração variada tanto plantas de animais, inclusive observados em sua intenção.
d) Ênfase em processos naturais ligados à reprodução humana e metamorfose em animais.
e) Focalização dos processos de seleção natural como principal força direcionada do processo evolutivo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E
Explicação:
Esta questão exigia que o candidato identificasse a única alternativa que não trazia referência a aspectos biológicos da natureza. A alternativa E é incorreta, pois o Naturalismo, bem como “O Cortiço”, não trazem a ideia de seleção natural, mas de determinação pelo meio. As personagens não são selecionadas naturalmente, assumem as característica do meio na qual se inserem, como verifica-se com Jerônimo e Pombinha.
O Naturalismo, movimento literário, surgiu no século XIX e apresenta características similares ao Realismo, pois representa a realidade tal como ela é (E).
O Naturalismo, como representa a realidade, apresenta temas considerados tabus pela sociedade, a saber: homossexualidade, crimes e pecados, transgressões, violência, incesto e adultério e são relatados de modo científico, pois são detalhados de forma objetiva e com uma linguagem de fácil compreensão.
Permeado de referências do evolucionismo de Darwin, as obras do Naturalismo veem o homem como um objeto determinado pelas condições do meio em que habita. Assim, está destinado à hereditariedade biológica.
Seus principais representantes no Brasil são: Aluízio Azevedo, Eça de Queirós e Adolfo Caminha.
Link: brainly.com.br/tarefa/25180778