Física, perguntado por ingridggn, 9 meses atrás

O efeito Doppler é caracterizado pela mudança da frequência de uma onda percebida por um observador, em virtude do movimento relativo, de aproximação ou de afastamento, entre a fonte e esse observador. Tal efeito apresenta muitas aplicações práticas, dentre elas a determinação da velocidade de rotação de um tornado por uma antena de radar. Para isso, a antena pode medir a velocidade das gotas de água que se movem em direção à antena de um lado e que se afastam da antena de outro lado, resultando em um cálculo para determinação da velocidade.



Levando em consideração o texto e os conhecimentos científicos sobre o efeito Doppler, qual é a alternativa que apresenta a explicação correta para a determinação da velocidade de rotação do tornado?

Escolha uma opção:
a.
Nas regiões A e B, a frequência da onda não se altera. A velocidade de rotação do tornado é determinada a partir da variação do comprimento de onda entre a onda incidente e a refletida.

b.
Nas regiões A e B, a frequência da onda refletida aumenta, e o comprimento de onda diminui, em virtude do movimento de rotação do tornado.

c.
Na região A, a frequência da onda refletida é maior do que na região B. Isso ocorre porque, na aproximação entre as gotas de água do tornado e a antena do radar, a frequência da onda aumenta.

d.
Na região A, a frequência da onda refletida é menor do que na região B. Isso ocorre porque, na aproximação entre as gotas de água do tornado e a antena do radar, a frequência da onda diminui.

Soluções para a tarefa

Respondido por enzofelipecabaouj4mg
10

Resposta: A

Explicação:

O radar emite pulsos de ondas de frequência conhecida que são

refletidas no alvo e retornam ao sistema sendo medidas as

frequências aparentes produzidas pelo movimento do alvo e

calculando-se a velocidade através do Efeito Doppler. Na

realidade, a frequência da onda não muda, mas sim a frequência

aparente da mesma (fato que poderia gerar anulação da questão),

sendo que na região A temos a aproximação de gotas que o radar

percebe como uma frequência aparente maior e um comprimento

de onda aparente menor, já na região B, onde as gotas se afastam

a frequência aparente é maior e o comprimento de onda aparente

menor.

Respondido por bryanavs
0

Levando em conta o Efeito Doppler, a alternativa que explica corretamente é: Nas regiões A e B, a frequência da onda não se altera. A velocidade de rotação do tornado é determinada a partir da variação do comprimento de onda entre a onda incidente e a refletida - letra a).

O que é o efeito Doppler?

O efeito Doppler quando é direcionado para ondas sonoras, se baseia no fenômeno que o observador consegue perceber uma frequência distinta daquela que está sendo emitida por uma determinada fonte e isso só acontece pelo movimento relativo existente entre os mesmos.

  • PS: Um exemplo disso são os sons da ambulância pois quanto mais perto ela estiver, maior será o som e quanto mais longe, menor se escutará o som.

Então quando analisamos o efeito Doppler no direcionamento do tornado, verificamos que a única correta será a letra a) porque é exatamente na região A que essa frequência da onda terá maior reflexão do que na região B, aumentando-a mesma.

Para saber mais sobre Efeito Doppler:

https://brainly.com.br/tarefa/10453761

Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :))

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes