O educador, que faria 100 anos em setembro de 2021, morreu no dia 2 de maio de 1997. Às vésperas de seu centenário, tem tido seu legado vilipendiado por grupos de extrema direita, que o acusam de fazer uma doutrinação “de esquerda” que nunca teve respaldo em sua teoria. Embora fosse um crítico do capitalismo, Freire sempre defendeu a autonomia intelectual de seus alunos, pois essa era a função do processo educacional.
Avalie as afirmativas abaixo, visando a relação proposta entre elas.
I. Para Freire, a educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados, estamos todos nos educando. Existem graus de educação, mas estes não são absolutos.
PORQUE
II. A ação educativa implica um conceito de homem e de mundo concomitantes, é preciso não apenas estar no mundo e sim estar aberto ao mundo. Captar e compreender as finalidades deste a fim de transformá-lo, responder não só aos estímulos e sim aos desafios que este nos propõe. Não posso querer transmitir conhecimento, pois este já existe, posso orientar tal indivíduo a buscar esse conhecimento existente, estimular a descobrir suas afinidades em determinadas áreas.
Sobre essas duas afirmativas, é CORRETO afirmar que:
Escolha uma opção:
a. A primeira está correta, mas a segunda não tem relação com a primeira.
b. As duas estão erradas e têm relação entre elas.
c. As duas estão erradas e não tem relação entre elas.
d. As duas estão corretas e têm relação entre elas.
e. As duas estão corretas mas não tem relação entre elas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa correta é a letra "D".
Para Freire, a educação tem caráter formador que visa a autonomia e formação constante do indivíduo ao mesmo tempo que forma o mundo.
Perguntas interessantes