O educador que atua na EJA, dentre outras competências, deve desenvolver uma especial sensibilidade para trabalhar no contexto da diversidade. Em uma mesma turma de alunos poderá encontrar "sujeitos" com diferentes experiências culturais. O conceito de "competências para ensinar", segundo o sociólogo Perrenoud (2000), deve estar atrelado a capacidade do professor em conseguir mobilizar diversos recursos cognitivos ao mesmo tempo. Seguindo esse contexto, é correto afirmar que as competências: PERRENOUD, P. "Construir competências é virar as costas aos saberes?" In: Revista Pátio, Porto Alegre: ARTMED, ano 03, nº 11, jan. 2000
Soluções para a tarefa
Você esquece as alternativas:
a)
Não se constituem por elas mesmas como saberes, savoir-faire ou atitudes, elas acabam mobilizando, integrando e orquestrando os recursos didáticos.
b)
Deixam de se fazerem necessárias nas diferentes situações vivenciadas pelo educador em sua atuação profissional.
c)
Ficam restritas somente a momentos de dificuldades como por exemplo, quando o professor precisa lidar com alunos que manifestam um determinado problema de aprendizagem.
d)
Todas as situações relacionadas à Educação de Jovens e adultos são similares, por isso, mobilizam as mesmas competências.
e)
As competências se constituem por elas mesmas como saberes, sendo portanto, suficientes para o sucesso de qualquer processo de ensino.
Agora podemos responder corretamente:
A alternativa A está correta.
A educação de jovens e adultos auxilia os alunos fora do ambiente escolar, os colocando frente a diferentes questões as quais podem ser observadas no trabalho, na vida social, de forma reflexiva.
Para ser mais exato, o EJA tem uma contribuição social muito forte pois coloca seus educandos em um estado de formação libertadora, semelhante às propostas apresentadas por Paulo Freire de formar o aluno como um ser crítico em sociedade.