Administração, perguntado por tatyputtkammer, 10 meses atrás

O ecomarxista ou ecossocialista acredita que a dinâmica competitiva imposta pelo capitalismo é o principal responsável pela crise ambiental.
Assim sendo, refletir acerca das relações de poder e do trabalho é condição
necessária. É importante considerar que o trabalho é um dos responsáveis pela transformação ambiental nesse contexto. De acordo com o material da disciplina:
I - Na perspectiva marxista, a natureza significa a totalidade do
mundo que rodeia o homem, com limites físicos naturais, no conceito assemelhado à biosfera, sendo a natureza
o ponto de partida da história e sobre a natureza se assentam as atividades das pessoas, pois na concepção
marxista o trabalho define o homem e o torna particular em sua espécie.
II - O homem produz universalmente; o
animal produz sob o domínio da necessidade física imediata, enquanto o homem produz livremente das necessidades físicas e só produz verdadeiramente ao libertar-se de si mesmo; o animal produz somente a si mesmo, enquanto o homem reproduz toda a natureza; o produto do animal tem uma relação de pertinência
imediata com o seu corpo físico, enquanto o homem defrontasse livremente com o seu produto. (...) é exatamente na transformação do mundo concreto que o homem apenas se afirma efetivamente como um ser de espécie. Esta produção é a sua vida útil de espécie. Através dela a natureza surge como sua obra e realidade.
III - Dentro da postura antropocêntrica, o homem é o centro da criação e transformação do mundo de acordo com a sua necessidade. Assim, na concepção marxista não há a preocupação com a degradação ambiental porque a
natureza é vista de modo distinto do homem, entretanto, na concepção capitalista, ela é vista como produto que pode ser transformado em benefício da pessoa humana e ao seu serviço.A alternativa correta é:
A) V, F, F;
B) V; V; V;
C) F; F; F;
D) V; F; V;
E) F; F; V

Soluções para a tarefa

Respondido por thaispaulinafernande
1

A alternativa correta é: B) V; V; V;

Os ecomarxistas utilizam uma ideologia compartilhada por vários pesquisadores que se preocupam e envolveram com a análise das relações entre o desenvolvimento e problemas no meio ambiente, pois segundo eles, a causa da degradação ambiental, exploração excessiva da natureza e consequentemente do empobrecimento territorial era do capitalismo.

Nessa perspectiva, a natureza significa a totalidade do mundo que rodeia o homem, com limites físicos naturais.

Marx não se preocupou muito com a degradação ambiental e o que poderia advir disso, pois segundo ele, a natureza é um elemento separado e a serviço do homem.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes