" (o) ____________ é uma propriedade periodica em que o tamanho da (do) ______________ aumenta ao longo do periodo. Esse fato pode ser explicado pelo fato de que o maior numero de prótons, maior a atração núcleo-eletrosfera''. Assinale a alternativa que apresenta os termos que preenchem corretamente as lacunas da afirmativa: A. raio iônico - íon. B. raio molecular - átomo C. raio atômico - molécula. D. eletronegatividade - íon. E. eletropositividade - molécula
Soluções para a tarefa
A alternativa que apresenta os termos que preenchem corretamente as lacunas da afirmativa é a A:
O raio iônico é uma propriedade periódica em que o tamanho do íon aumenta ao longo do período.
Definições:
- Raio atômico:
É uma estimativa da distância do núcleo de um átomo até a sua camada de valência, ou seja, a camada mais externa. É uma propriedade periódica utilizada para se ter noção do tamanho dos átomos, assim, quanto maior o raio atômico, maior será o átomo. Essa medição é feita a partir da metade da distância entre dois núcleos de átomos de mesmo elemento químico:
Por isso também pode ser chamado de raio atômico médio. Essa forma de medição é proveniente da incapacidade dos equipamentos modernos em medir isoladamente os átomos.
- Raio iônico:
É semelhante ao raio atômico, porém, neste caso, está relacionado ao tamanho do íon. Em ambos casos, o raio é a distância entre o núcleo à camada eletrônica mais externa, mas essa distância é alterada quando um átomo se torna um íon, por isso a necessidade de criar uma nova propriedade. Em resumo, tem-se que:
Um íon positivo (cátion) tem um raio iônico menor que o raio atômico do átomo que o originou;
Um íon negativo (ânion) tem um raio iônico maior que o raio atômico do átomo que o originou.
- Eletronegatividade e eletropositividade:
São propriedades opostas à mesma capacidade de um átomo: movimentar seus elétrons. Enquanto a eletronegatividade está relacionada à tendência que um átomo tem de atrair para si os elétrons de uma ligação química, a eletropositividade é a tendência que um átomo possui de doar os seus elétrons em uma ligação química. Em resumo:
Eletronegatividade: quanto um átomo quer um elétron;
Eletropositividade: quanto um átomo quer ceder um elétron.
Há uma tabela que estipula os valores de eletronegatividade, também chamada de Escala de Eletronegatividade de Pauling, até o momento vai de 0 a 4 e quanto mais perto do 4, maior a eletronegatividade. Não é possível quantificar a eletropositividade, mas como sabemos que são propriedades opostas, um átomo com 3,5 de eletronegatividade, espera-se que seja pouco eletropositivo, já um com 1,0, tende-se a ser bastante eletropositivo.
Resolução da questão
A. raio iônico - íon.
→ Correto. Ao longo do período, aumenta-se o número de prótons, com isso, a força de atração do núcleo também aumenta, aumentando a tendência do átomo a receber elétrons. Assim, esses átomos se tornam íons recebendo elétrons, como dito, íons negativos (aqueles que receberam elétrons) possuem um raio iônico maior do que aqueles que se tornam íons positivos. Em questão de período, na esquerda temos os cátions e na direita os ânions.
B. raio molecular - átomo
→ Errado. Não existe raio molecular.
C. raio atômico - molécula.
→ Errado. O raio atômico está relacionado com o tamanho do átomo, não da molécula. Além disso, o raio diminui ao longo do período, não o contrário.
D. eletronegatividade - íon e E. eletropositividade - molécula.
→ Errado. Como dito acima, ambas propriedades estão relacionadas à direção do movimento de elétrons de um átomo em uma ligação química, então não se relaciona diretamente ao tamanho do íon/molécula.
_
Veja mais sobre os tópicos apresentados na discussão:
- Raio iônico: https://brainly.com.br/tarefa/20622349
- Raio atômico: https://brainly.com.br/tarefa/5193765
- Eletronegatividade: https://brainly.com.br/tarefa/2050933
- Eletropositividade: https://brainly.com.br/tarefa/788561
- Período e família (tabela periódica): https://brainly.com.br/tarefa/4676174