O dualismo cartesiano admitia a existência de corpo e alma na composição do homem. O corpo seria algo semelhante a uma máquina, no qual sente o efeito das leis da mecânica, e ser estudado pelas ciências naturais. Enquanto, a ''alma'', que não poderia ser regida por leis deterministas e assim ser estudada pela introspecção
Para Descartes, o corpo tem um papel mediador ( Dioptrique, 1952; Les Passions de L'âme, 1948, pp. 480-481). Só a alma percebe: os movimentos dos membros procedem do corpo e os pensamentos, da alma.
Percebe-se, porém, que a ''alma'' ou a ''mente'' - fenômenos psicológicos - ser estudada apenas pela introspecção, trouxeram várias críticas pelos seus métodos não serem replicáveis de uma forma quantitativa.
I. Os métodos de análise dos fenômenos psicológicos se desenvolveram através dessa crítica moldando o conhecimento na área através das análises dos contextos vigentes.
PORQUE
II. O corpo tem um papel de mediador, somente os fenômenos psicológicos percebem as emoções e corpo (matéria) percebe os movimentos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação:
AVA
Perguntas interessantes
Português,
4 meses atrás
Ed. Técnica,
5 meses atrás
Artes,
5 meses atrás
História,
10 meses atrás
Psicologia,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás