O dualismo antropológico secular caracterizado pela divisão corpo e alma impede que o ser humano seja reconhecido como um todo, no qual a pluralidade de aspectos e dimensões se inter-relacionam em uma dinâmica viva. Esta visão fragmenta o ser e contamina sua própria experiência concreta. Escolha a resposta correta, considerando as características da realidade atual.
A. A velocidade, a agilidade e a objetividade que caracterizam a realidade atual abrem espaço para que o ser humano possa cultivar o hábito da reflexão.
B. É necessário empreender esforço e dedicação para se obter a informação, pois ela está acessível a poucos.
C. Os problemas que afetam as relações humanas na atualidade não chegam a atingir a família, uma vez que essa instituição consegue cumprir seu papel formador.
D. Atualmente, a maioria das pessoas está bem informada e capacitada a identificar o verdadeiro e o falso. Por isso, fundamentam suas opiniões de modo adequad
Soluções para a tarefa
Resposta:
E. Vivemos em uma época na qual a dignidade da pessoa humana é superada por aspectos econômicos.
Explicação:
Velocidade, agilidade e objetividade caracterizam sim o dia a dia atual, porém, não são capazes de gerar tempo para a reflexão, abrindo espaço somente para mais atividades. A informação, por sua vez, está acessível a todos com facilidade, e seu volume supera a capacidade humana de separar o falso do verdadeiro. Além disso, saber um pouco de tudo, mas nada em profundidade, mantém as opiniões pessoais na superficialidade, tendendo ao relativismo. A fragilidade das relações atinge e desestabiliza o núcleo familiar, o qual não consegue mais cumprir seu papel formador. Os aspectos econômicos têm prioridade sobre a pessoa humana e sua dignidade.