História, perguntado por mygabriela, 9 meses atrás

o domingo sangrento foi

Soluções para a tarefa

Respondido por mauriciomoritomo8
1

Resposta:

O Domingo Sangrento foi um massacre promovido por soldados do império russo contra trabalhadores de São Petersburgo. Esse fato desencadeou a Revolução de 1905. O que foi o Domingo Sangrento? Por Domingo Sangrento entende-se um episódio funesto ocorrido em 9 de janeiro de 1905, na cidade de São Petersburgo, Rússia.

Explicação:

Respondido por rodrigosikoski20
2

Resposta:

Em 09 de janeiro de 1905, um domingo, uma grande manifestação marchou em direção do Palácio de Inverno para entregar ao Czar Nicolau II (1868-1918) uma série de petições.

Liderados pelo sacerdote George Gapon (1870-1906), os participantes estavam desarmados, cantando hinos religiosos e carregavam ícones de santos.

Gapon pretendia entregar uma carta ao imperador solicitando a redução da jornada de trabalho para 8 horas, liberdade de reunião, a eleição de uma Assembleia Nacional, dentre outras medidas.

A guarda real não deixou a multidão se aproximar do Palácio de Inverno e abriu fogo. Mais de 1000 pessoas morreram e cerca de cinco mil ficaram feridas.

O Domingo Sangrento serviu para mobilizar figuras importantes da oposição russa que se encontravam no exílio como Lenin (1870-1924).

Diante da brutal repressão, os protestos contra a autocracia aumentaram e em outubro de 1905 se reuniram pela primeira vez os representantes dos trabalhadores da cidade de Moscou.

Autodenominaram-se “conselho” que em russo quer dizer soviet. Em seguida, convocaram uma greve geral que deixou paralisada as principais cidades do país.

Diante dos distúrbios e de novo massacre ocorrido em outubro, o czar terminou por ceder e permitir a realização de eleições para uma assembleia no ano seguinte.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes