O documento mais antigo que trata da ética no cuidado ao paciente é o Juramento de Hipócrates (Grécia, 460 a.C.), mas é a “Carta Magna da Farmácia”, publicada por Frederico II em 1241, que, além de promover a separação entre o exercício da Farmácia e da Medicina, apresenta as primeiras normas deontológicas para atuação do farmacêutico e suas inter-relações com a sociedade. Com base na legislação farmacêutica, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Nas décadas de 1950 e 1960, vários acidentes com medicamentos, dentre os quais com a Talidomida, obrigaram as lideranças profissionais e gestores em saúde a refletir sobre o exercício e campos de atuação do farmacêutico.
PORQUE
II.A prática dos cuidados farmacêuticos corresponde ao conjunto de atitudes: os comportamentos, compromissos, valores éticos, funções, conhecimentos, responsabilidades e tecnologias usados pelo farmacêutico na provisão da farmacoterapia, com objetivo de obter resultados terapêuticos mensuráveis e a qualidade de vida do paciente.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
e.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Explicação:
corrigindo pelo AVA
Ao se considerar sobre exercício Medicina e Farmácia, a alternativa correta é a presente na LETRA D.
Principais detalhes sobre exercício Medicina e Farmácia
O exercício da Medicina e Farmácia apresentaram, durante muito tempo, uma grande interface com orientações médicas sendo realizadas pelos antigos farmacêuticos conhecidos como boticários havendo, com o passar do tempo sua separação.
Diante disso, houve a necessidade da delimitação do limite exato para os cuidados farmacêuticos entendidos como os compromissos e responsabilidades usadas por este profissional para proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente.
Nesta abordagem, quando se considera a atividade da Farmácia e Medicina existem detalhes principais que incluem:
- Independência entre a Farmácia e Medicina sem a interferência de uma em outra reciprocamente, ou seja, médico também não pode exercer atividades típicas do farmacêutico;
- Evitar situações passadas com a indicação de medicamentos em farmácias que causaram problemas como aqueles relacionados à Talidomida não recomendada para gestantes;
- Garantia da atuação da assistência farmacêutica no sentido de oferecer a melhor orientação aos pacientes, quanto ao tratamento recomendado pelo seu(a) médico(a).
Para saber mais sobre atividade farmacêutica: https://brainly.com.br/tarefa/18223425
#SPJ2