O documento abaixo é parte de uma carta escrita por um aristocrata romano chamado Sidônio Apolinário, durante o período do Império Romano. Sidônio vivia na Gália (atual França).
O vosso amigo Eminêncio, honrado senhor, entregou uma carta por vós ditada, admirável no estilo […]. A língua romana foi há muito tempo banida da Bélgica e do Reno; mas se o seu esplendor sobreviveu de qualquer maneira, foi certamente convosco; a nossa jurisdição entrou em decadência ao longo da fronteira, mas enquanto viverdes e preservardes a vossa eloquência, a língua latina permanecerá inabalável. Ao retribuir as vossas saudações o meu coração alegra-se dentro de mim por a nossa cultura em desaparição ter deixado tais traços em vós […].
Banida: expulsa de um lugar
Jurisdição: poder sobre um determinado território
Eloquência: capacidade de expressa-se de forma convincente
a) Por que um aristocrata romano vivia na Gália - território que não fazia parte da Península Itálica onde Roma se localizava?
b) O que explica a “língua romana ter sido banida da Bélgica e das regiões próximas ao Rio Reno, no centro da Europa, e ainda, estar em desaparição, conforme afirma o escritor da carta?
Soluções para a tarefa
A - Isto acontecia pois o Império Romano expandiu-se consideravelmente, tendo chegado a ocupar territórios em três continentes. À medida que estes territórios eram conquistados era necessário também submetê-los à Lei do Império, de modo que Roma enviava magistrados para governar estas áreas, de modo a "organizar o trabalho local" para os fins do Império.
B - Significa que o Império Romano do Ocidente vivia o seu período de profundas crises políticas (que terminariam por derrubar o Império), e os velhos signos culturais da dominação romana (como o latim) eram proibidos pelos povos locais, que tentavam criar um governo autônomo.
Resposta:
SE VOCE ESTIVER PROCURANDO A RESPOSTA DA QUESTAO DO CLASSROOM:
a) invasões dos territórios do Império Romano pelos povos germânicos, provocando mudanças nas instituições imperiais.
Explicação: