História, perguntado por jessicasdslima, 6 meses atrás

O documento a seguir chama-se Bula Ad Extirpanda. Publicado pelo Papa Inocêncio IV em 1252, ele nos ajuda a compreender melhor o que hoje conhecemos como Inquisição. Analise com atenção.

Bula Ad Extirpanda

Lei 25.

O chefe de estado ou governante deve forçar todos os hereges que tem em custódia, desde que o faça sem os matar ou lhes quebrar os braços ou pernas, como verdadeiros ladrões e assassinos de almas e ladrões dos sacramentos de Deus e da fé cristã, para confessarem os seus erros e acusar outros hereges que eles conhecem, e especificar os seus motivos, e aqueles que eles seduziram, e aqueles que os alojaram e defenderam, assim como ladrões e assaltantes de bens materiais são levados a acusar os seus cúmplices e confessar os crimes que cometeram.

Papa Inocêncio IV (1252


Sobre a Inquisição, considere as afirmações a seguir:

I. A Inquisição iniciou-se no século IX com a Reforma Gregoriana. A busca por poder da Igreja católica, após essa reforma, resultou na criação do Tribunal do Santo Ofício como uma forma de controlar a sociedade.
II. O excerto apresentado da Bula Ad Extirpanda, demonstra que o poder da Igreja ultrapassava as questões espirituais e adentrava o poder temporal, tendo em vista a orientação que realiza aos chefes políticos.
III. Depois do julgamento de um indivíduo considerado herege, havia algumas opções de punição pelos seus “pecados”. Dependendo da heresia, o condenado recebia desde medidas chamadas disciplinares – algo que pode ser comparado a uma penitência nos dias atuais – até a pena de morte.
IV. A inquisição, durante todo o seu tempo de existência, foi um instrumento de controle do pensamento e da atitude dos indivíduos do período medieval que se mostrou extremamente eficiente, devido, sobretudo, às técnicas de investigação e de julgamento adotadas pelos membros do Tribunal do Santo Ofício.

É correto apenas o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por afcarvalholjl
12

Resposta:

II, III e IV corretas. A I é falsa pois não foi século IX e sim século XIII. Pág 77 livro texto.

Explicação:

Perguntas interessantes