Artes, perguntado por natpastorelli, 9 meses atrás

O Documentário Clássico tem como característica a encenação do real e a edição do que foi filmado criando uma narratividade com desenvolvimento, clímax, desfecho. Com Robert Flaherty, os temas do documentário são tratados de forma narrativa e influencia o Cinema Antropológico. Enquanto John Grierson acredita em uma visão artística da realidade e se preocupa com questões sociais e com o caráter educativo que deveria estar presente nos documentários. O Cinema Direto é inaugurado com a obra Primárias (1960), de Robert Drew, possuindo uma estética objetiva sem intervenção, com filmes sem narração ou trilha sonora original. Influenciado pelo jornalismo, o Cinema Direto gasta muito mais tempo e investimento filmando e buscando momentos verdadeiros, para então construir uma narrativa no momento da edição. O Cinema Verdade tem como obra inaugural Crônica de um verão (1961), de Jean Rouch e Edgar Morin. Esse tipo de produção é marcado pela participação que faz uso de entrevistas e demais situações de intervenção de terceiros.

Tanto o Cinema Direto quanto o Cinema Verdade trabalham com um número pequeno de pessoas e têm a construção da narrativa no momento da edição, e ambos conseguiram se desenvolver com as novas tecnologias de filmagem que facilitaram o trabalho e representaram uma renovação estética sendo modelo para os documentários contemporâneos. ... Por fim, nota-se que os Documentários Contemporâneos, por conta do hibridismo com outros gêneros, coloca-se em confronto com a realidade enquanto conceito absoluto, exigindo um olhar mais crítico e atento do espectador para as estratégias retóricas de convencimento. É preciso dizer que tais mecanismos de “criação da verdade” são necessários aos outros modos de documentar, levando em conta que todos passam pelo momento de edição, quando há o recorte selecionando apenas aquilo que interessa ao diretor transmitir.

De acordo com o texto e com as características da linguagem documental, assinale a alternativa que apresenta a informação correta.

Escolha uma:
a.
O único modo de documentário que podemos afirmar que trabalha somente com a verdade é o documentário do modo observador, pois o cineasta não interfere na cena.

b.
O Cinema Direto e o Cinema Verdade são exemplos de movimentos documentais onde o cineasta age como observador.

c.
Ao longo da história do cinema, o documentário passou por várias transformações, inaugurando novos modos de documentário. O documentário contemporâneo é prova disso, pois ele constitui um tipo de filme híbrido que se aproveita de todas as técnicas documentais utilizadas ao longo da história. Correto (CORRIGIDA PELO AVA)

d.
Ao longo da história do cinema, o documentário desenvolveu uma linguagem própria, no entanto até hoje todos os filmes são baseados no documentário clássico Nanook, o esquimó, de Robert Flaherty.

e.
Primárias (1960) de Robert Drew inaugura o modo documental que hoje conhecemos como participativo, onde o cineasta aparece, propõe entrevistas e é agente atuante no desenrolar da narrativa.

Soluções para a tarefa

Respondido por anielygarciag
1

Resposta:

LETRA C

Explicação:

Ao longo da história do cinema, o documentário passou por várias transformações, inaugurando novos modos de documentário. O documentário contemporâneo é prova disso, pois ele constitui um tipo de filme híbrido que se aproveita de todas as técnicas documentais utilizadas ao longo da história.

VERIFICADO COM O AVA

Perguntas interessantes