Biologia, perguntado por lizslash, 1 ano atrás

O dna e uma longa molecula formada por uma dupla de cadeia. As duas cadeias do dna podem ser separadas por meio de aquecimenta, e em condicoes adequadas de resfriamento, pode se reassociar recompondo a molecula original. Colocamos em um recipiente duas moleulas , A e B, de dna com sequencias de nucleotideos completamente diferentes . Provocamos a desnaturacao por aquecimento e , a seguir, a renaturacao pelo resfriamento. As moleculas A e B se reassociam recompondo suas estruturas originais, como mostra a figura.
Explique o mecanismo que impede que se formem moleculas hibridas , resultantes da mistura de cadeias da molecula A com cadeias da molecula B durante a renaturacao

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por GuaraXaveko
2
Devido à complementariedade entre os pares de nucleotídeos, e à sequencia distinta em que eles aparecem em cada molécula, ocorrerá sempre a reassociação entre as fitas complementares, já que as ligações rompidas foram as pontes de hidrogênio que unem as duas fitas complementares, e não as ligações fosfodiéster que unem os nucleotídeos de cada fita. Assim não interferindo na sequencia de nucleotídeos das fitas separadas.

Essa é a famosíssima técnica de PCR (reação em cadeia da polimerase) que serve para amplificar o DNA.
Perguntas interessantes