Biologia, perguntado por leandro3853, 6 meses atrás

O DNA dos organismos do planeta Zbohrnya é constituído pelos mesmos 4 tipos de bases dos seres vivos terrestres. Já o código genético desses organismos é determinado por códons de 2 bases.
a) As proteínas A, B e C, encontradas nos organismos da Terra, apresentam, respectivamente, 13, 16 e 19 tipos diferentes de aminoácidos. Explique a possibilidade da ocorrência dessas três proteínas nos seres de Zbohrnya.
b) Sabendo que a vida em Zbohrnya e na Terra existe há 3,5 bilhões de anos, faça uma comparação entre a diversidade dos organismos encontrados nesses dois planetas.
c) Se o gene de uma proteína respiratória de um organismo zbohrniano for introduzido numa bactéria terrestre, a proteína produzida pela expressão desse gene será idêntica à da espécie zbohrniana? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por silvaedila382
1

O DNA dos organismos do planeta Zbohrnya é constituído pelos mesmos 4 tipos de bases dos seres vivos terrestres. ...

A ) As proteínas A, B e C, encontradas nos organismos da Terra, apresentam, respectivamente, 13, 16 e 19 tipos diferentes de aminoácidos.

Respondido por adri114
0

Resposta:

a) As proteínas produzidas pelos extraterrestres em questão poderiam ter, no máximo, 16 tipos diferentes de aminoácidos. Seu código genético, formado por pares de bases, permite a formação de apenas 16 códons diferentes. Isso sem considerar a possibilidade da existência de um, ou mais, códons de finalização. Neste caso, não seria possível a produção das proteínas B e C com, respectivamente, 16 e 19 aminoácidos.

b) A diversidade no planeta Terra seria maior, pois o código genético dos terráqueos é formado por 64 códons, sendo 3 códons de finalização. Assim, o número de tipos distintos de aminoácidos presentes nos polipeptídeos seria, obviamente, maior.

c) A proteína produzida pela bactéria terrestre “transgênica” não será idêntica ao polipeptídeo alienígena, uma vez que o equipamento ribossômico da bactéria que incorporou o gene está capacitado para traduzir códons constituídos por 3 bases nitrogenadas consecutivas.

Explicação:

Perguntas interessantes