O dispositivo representado na figura seguinte denomina-se pêndulo balístico e pode ser utilizado para a determinação do módulo da velocidade de projéteis: Considere desprezíveis os pesos das hastes e a resistência do ar. Um projétil de massa "m" é disparado horizontalmente com velocidade v0 contra o bloco de massa "M" , inicialmente em repouso. O projétil fica incrustado no bloco e o conjunto eleva -se a uma altura máxima "h". Sendo "g" o módulo da aceleração da gravidade, determinar em função de "M", "m", "g" e "h", o módulo de v0
me ajudem pfvrrr, preciso de todos os dados e explicações possíveis
Soluções para a tarefa
Resposta:
Solução
Dados do problema:
é = 1
é = 1
á = 2
= Vfinal
Aplicando o princípio da conservação da quantidade de movimento, e sabendo que o obstáculo encontra-se em repouso, temos:
A velocidade inicial do projétil de massa M analisado com o pêndulo balístico de massa M é , em que h é a altura máxima atingida pelo pêndulo.
Dedução da equação da velocidade inicial do projétil
Podemos começar aplicando a conservação da energia mecânica para calcular a velocidade 'u' que o conjunto projétil-bloco terá após a colisão:
Essa velocidade será a do bloco após o projétil ter se incrustado nele. Durante a colisão não intervém forças externas, portanto a quantidade de movimento é conservada. Utilizando a conservação do momento linear, podemos calcular a velocidade inicial do projétil 'v' antes da colisão, tendo em vista que ela é totalmente plástica, e que o bloco tem inicialmente quantidade de movimento nula:
Alguns exemplos sobre o pêndulo balístico em https://brainly.com.br/tarefa/23596708
#SPJ1