O dispositivo representado na figura a seguir denomina-se pêndulo balístico e pode ser utilizado para a determinação da intensidade da velocidade de projéteis:
Soluções para a tarefa
- Pêndulo balístico:
Este artefato é constituído por um grande bloco de madeira, de massa , suspenso por dois fios verticais. Ou projétil, de massa , cuja velocidade deve ser determinada, e é disparado horizontalmente de modo a colidir e disparar cravado em um bloco de madeira.
O pêndulo balístico é usado para determinar a velocidade da bala medindo o ângulo que o pêndulo é desviado depois que a bala se incrustou nele (bloco de madeira). Finalmente, o centro de massa do bloco sobe a uma altura h após a colisão
O problema nos pede para encontrar a velocidade final do conjunto projétil + obstáculo, existem duas maneiras diferentes dependendo dos dados que conhecemos, se soubermos a velocidade da bala aplicamos o princípio de conservação da quantidade de movimento e outra forma é aplicando o princípio da conservação da energia se conhecermos a altura h.
O problema pede para usar o princípio da conservação da quantidade de movimento.
Vamos lembrar que a quantidade de movimento é igual ao produto da massa pela aceleração, digamos que queremos saber o movimento da bala para isso multiplicamos sua massa por sua velocidade .
Digamos que queremos saber o movimento do obstáculo (caixa de madeira), este é zero, pois ele permanece parado antes da colisão, o que significa que sua velocidade v é zero, o que significa que quando multiplicado por sua massa se torna nulo, então não tem movimento.
Quando a bala atinge o objeto, o objeto se moverá devido à força com que a bala chega, o que faz com que o objeto, ao colidir, se mova com velocidade (queremos saber isso), se quisermos saber seu movimento, multiplicamos a massa do objeto com a bala "M" (ela permaneceu encaixada) por sua velocidade. Aplicando o princípio da conservação da quantidade de movimento, podemos dizer que sua quantidade de movimento é igual a quantidade de movimento do prójetil, portanto temos a equação:
Como queremos saber a velocidade do conjunto projétil + objeto, devemos isolar , portanto, multiplicamos ambas as partes da equação por para não alterar a igualdade, então temos:
Esta seria a equação que nos permite calcular a velocidade do projétil + objeto apenas aplicando o princípio da conservação da quantidade de movimento.
Resposta:
Dados:
massa do projétil
velocidade projétil
massa do obstáculo
velocidade final do conjunto
Aplicando o princípio da conservação da quantidade de movimento, e sabendo que o obstáculo encontra-se em repouso, temos: