Física, perguntado por JULIANE9789, 1 ano atrás

O dispositivo mostrado na Figura é uma Máquina de Atwood, usada no estudo dos movimentos. Ela consta de dois corpos de massas ma e mb, unidos por um fio leve, o qual passa sobre uma polia leve que pode girar sem atritos em torno de um eixo e estimar assim a aceleração dos corpos. Para esta máquina, considere ma=2 Kg e mb=3Kg, respectivamente. Sendo g=10 m/s2, podemos afirmar que a aceleração do conjunto vale, em m/s2:

Soluções para a tarefa

Respondido por flaviotheodore
36
Olá!

Provavelmente você tem o esquema da máquina de Atwood (o qual você esqueceu de postar). Nele, visualize quatro forças atuantes: uma força de tração, para cada corpo, e a força peso, para cada bloco. A força de tração sempre aponta para cima ("puxando" o bloco para cima) enquanto que a força peso sempre aponta para baixo ("puxando" o bloco para baixo).

O bloco de maior massa tenderá a subir, o que significa que a força peso será maior que a força de tração:

Fr = m . a
P - T = m . a
30 - T = 3 . a (equação I)

O corpo A, de menor massa, tende a subir, então a força de tração será maior que a força peso:

Fr = m . a
T - P = m . a
T - 20 = 2 . a (equação II)

Sistema de equações - método da adição:

 \left \{ {{30-T=3.a} \atop {T-20=2.a}} \right.  \\  \\  \left \{ {{30=3.a} \atop {-20=2.a}} \right.  \\  \\ 10 = 5.a \\  \\ a=2 m/s^2

Os blocos terão a mesma aceleração (o corpo A sobe com aceleração de 2 m/s² e o corpo B desce com aceleração de 2 m/s²) pois estão ligados ao mesmo fio.

Perguntas interessantes