O discurso sobre a educação inclusiva tem sido objeto de preocupações nas instituições educativas. Neves (2015) aponta que, muitas vezes, não há na escola um conhecimento sistemático de documentos que norteiam os programas específicos de educação especial. A autora acredita que o psicólogo escolar pode desenvolver práticas coerentes com a concepção inclusiva, que possam romper com as concepções ideológicas baseadas na psicometria e aferição de QI dos alunos.
Considerando a afirmação acima, como pode o psicólogo escolar contribuir para o processo inclusivo nas escolas?
I. Desenvolver grupos de trabalho com toda a equipe escolar, estudantes e familiares, abordando a temática preconceito, refletindo sobre as barreiras (atitudinais e arquitetônicas) e suas formas e enfrentamento.
II. Auxiliar os professores a pensarem e desenvolverem estratégias pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
III. Garantir o direito de pertencimento ao grupo escolar do aluno com deficiência, criando condições para que ele enfrente suas dificuldades e avance seus limites.
IV. Desenvolver intervenções a partir da demanda dos educadores, visto que a parceria professor-psicólogo é fundamental para uma prática efetiva dentro da escola.
Baseado na contribuição do psicólogo escolar para o processo inclusivo é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II, apenas.
b. I, III e IV, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
46
Resposta: I, II, III.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Respondido por
18
Resposta:
Resposta: I, II e III.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA - 5_21
Perguntas interessantes
Lógica,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Pedagogia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás