O discurso da sedução ainda se parece com o dos trovadores do século XII
O segredo desta arte está em enaltecer o outro e atender a seus anseios.
Elogios - [ ... ] O professor de Português Lucas Sanches Oda realizou uma pesquisa na Universi¬dade de Campinas (Unicamp), na qual analisou o discurso sedutor do século XII ao XXI. Ele conta que o papo de um conquistador atual tem os mesmos pontos básicos utilizados pelos cavaleiros medievais para cortejar suas damas. Ou seja, nos textos poéticos criados pelos nobres e cavaleiros ou nos encomendados aos trovadores está presente o elogio às características físicas e morais do seduzido e a exaltação, mesmo que velada, das qualidades do sedutor. "O discurso da conquista agora é muito variado porque coe¬xistem elementos de todas as épocas, mas essas bases não mudam."
[Carla Gulho e Rita Moraes]
A moda é cortejar
Os três princípios básicos do amor cortês es¬tão presentes em todo discurso de sedução, seja ele sexual ou não:
1. Elogio às características físicas.
2. Elogio aos valores morais.
3. Exaltação, mesmo que camuflada, dos próprios valores.
Consultoria: Lucas Sanches Oda, autor do trabalho de Iniciação Científica e Análise do Discurso do Sedutor
Sobre os textos ‘discurso da sedução ainda se parece com o dos trovadores do século XII’ e ‘A moda é cortejar’ , Leia,
I. O texto ‘discurso da sedução ainda se parece com o dos trovadores do século XII’ atende ao contexto acadêmico, logo às expectativas de um público-alvo de pesquisadores.
II. O texto ‘discurso da sedução ainda se parece com o dos trovadores do século XII’ é uma interação entre o divulgador [ que pode ser o próprio pesquisador] e uma outra pessoa, por exemplo, um jornalista que dissemina informações para um público-alvo leigo.
III. Ambos os textos objetivam alcançar um público-alvo, ora de pesquisadores ora de leigos, para proporcionar-lhes uma atividade de propagação de pesquisas realizadas no meio acadêmico,
responda,
Escolha uma:a. Apenas o item I é verdadeirob. Apenas o item III é verdadeiroc. Apenas o item II é verdadeirod. Todos os itens são falsose. Todos os itens são verdadeiros
Soluções para a tarefa
Sobre os textos sobre o trovadorismo, é correto dizer que ambos os textos objetivam alcançar um público-alvo, ora de pesquisadores ora de leigos, para proporcionar-lhes uma atividade de propagação de pesquisas realizadas no meio acadêmico (ALTERNATIVA B).
O texto "Discurso da sedução ainda se parece com o dos trovadores do século XII" do professor de português Lucas Sanches Oda traz ao leitor uma perspectiva científica do tema "trovadorismo", pois se propõe analisar e investigar, com uma linguagem acadêmica, como ocorre a sedução do século XII ao XXI, utilizando-se de fontes que lhe propiciassem êxito na pesquisa.
Já o texto "A moda é cortejar", de Carla Gulho e Rita Moraes, não pretende trazer cientificidade ao cortejo e à sedução. Ela, de modo objetivo e dinâmico, lista os princípios básicos da sedução e, com uma linguagem de fácil compreensão, resume o que defina, em poucas palavras, o que seja o amor cortês.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/7892547