o discorrer sobre o processamento de leitura, Koch (2013, p. 11) afirma que “o sentido de um texto é construído na interação texto-sujeitos e não em algo que preexista a essa interação [...]”.
(KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2013)
Diante da visão da estudiosa e com base nos conhecimentos desta disciplina, considere a seguinte situação:
Imagine que você, estudante da área de Letras, está participando de uma oficina sobre a elaboração de materiais didáticos e o uso de textos nesses materiais. Nesta oficina, você deverá explicar aos participantes, a partir dos elementos linguísticos e de seu conhecimento de mundo, como pode ser construída a atribuição de sentido(s) usando como exemplo o texto que segue.
Disponível em: . Acesso em 13 mar. 2020.
Para responder, você deverá construir um texto de até 15 linhas que explique como a produção de sentidos pode ser construída. Tome como base o texto anterior e explique quais sentidos podem ser obtidos por meio da relação autor-texto-leitor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A atividade propõe que se desenvolva um texto explicando duas situações.
A primeira delas: explicar como a produção de sentidos de um texto pode ser construída e quais sentidos podem ser obtidos, de modo geral, considerando a relação autor-texto-leitor. Portanto, observar a importância do papel do leitor que, em interação com o texto, atribui-lhe sentido ao considerar não só as informações gramaticalmente constituídas, como também o que está sugerido de forma implícita. Explique o que está implícito (não dito) na imagem.
A segunda delas: embasar a explicação anterior no texto de apoio e nos sentidos produzidos por meio dele, ou seja, discorrer sobre os elementos (textuais e não textuais) que são acionados no texto e que atuam na/para a construção dos sentidos. A atribuição de sentidos não se restringe literalmente ao texto, mas também na interação entre autor-leitor-texto.
Explicação: