O diretor Jerzy Grotowski concebeu, em uma de suas montagens, um cenário formado por um grande retãngulo fechado, enclausurando os atores entre três amuradas e separando-os dos espectadores.Assinale a alternativa que descreve, respectivamente, o título da montagem, o autor do texto e as peculiaridades da encenação.A)Akropolis, Stanislaw Wyspianski: os atores saíam de uma caixa de madeira, utilizando vestimentas rústicas, cumprindo um ritual como as vítimas dos campos de concentração nazistas.B)Apocalipsis cum figuris, criação coletiva: os espectadores observavam as cenas, sentados no chão de salas de ensaio iluminadas por velas.C)Kordian, Juliusz Slowacki: os espectadores sentavam-se na parte inferior de camas-beliche, em cujo nível superior os atores realizavam ações.D)O príncipe constante, Calderón/Slowacki: o espectador posicionava-se tal um voyeur (observador oculto) atento a uma metafórica dissecação que ocorria em uma, também metafórica, sala de cirurgia.E)Shakuntala, Kalidasa: os espectadores assistiam à peça, composta por textos ancestrais indianos, no palco italiano do Teatro das Treze Fileiras.
#ENADE
Soluções para a tarefa
O título da montagem, o autor do texto e as peculiaridades da encenação do diretor Jerzy Grotowski é:
D) O príncipe constante, Calderón/Slowacki: o espectador posicionava-se tal um voyeur (observador oculto) atento a uma metafórica dissecação que ocorria em uma, também metafórica, sala de cirurgia.
O drama O Príncipe Constante, concentra-se no destino do mártir Don Fernando que, tendo sido preso, recusou-se a concordar em ser libertado em troca de ceder o porto estratégico de Ceuta aos mouros. Como resultado, ele morreu de exaustão, considerando-a uma morte voluntária que santificou seu sacrifício.
Grotowski pretendia sublinhar a oposição Príncipe e Corte, ao mesmo tempo em que fazia das ações do Príncipe um segundo eixo da peça, na verdade, literalmente, já que para a maioria dos performance Don Fernando permanece no centro do espaço oval, posicionado em um altar / sepultura enquanto o tribunal circula em torno dele.
Como resultado, surge um confronto de dois mundos igualmente reais e humanos que são governados por valores completamente opostos. Os trajes também serviram para ressaltar essa diferença: a corte estava vestida com roupas escuras, em parte vestida com roupas militares, usavam botas altas do exército, enquanto o príncipe parecia quase nu e indefeso, vestido apenas com uma tanga branca em volta dos quadris antes de ser coberto com um casaco vermelho no final.
Os contrastes simples das cores enfatizavam fortemente a oposição entre escuridão e luz, escuridão e brilho, colocando o espectador como observador oculto da metáfora tragédia.
Bons estudos!