O Direito Romano foi criticado sob a rubrica de que era um produto do mundo pagão , ligado a uma filosofia que não era a do evangelho, assim, toma-lo como modelo, seria afastar-se da lei divina, procurar a justiça em detrimento da fé e na ignorância da caridade. Assinale a opção que elimina fundamento de tal critica.
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
a. São Tomás de Aquino renova a obra de Aristóteles e mostra que a filosofia pré-cristã era em grande medida conforme a lei divina, o que torna o direito romano compatível com o cristianismo.
b. O direito romano fora o de uma civilização brilhante, que se estendera do Mediterrâneo até o Mar do Norte, de Bizâncio à Bretanha, e que evocava no espírito dos contemporâneos, com nostalgia, a unidade perdida da Cristandade. O que o torna compatível com o cristianismo.
c. O latim permitiu que o direito romano se tornasse um direito fácil de conhecer através das compilações de Justiniano, da língua que a Igreja tinha conservado e vulgarizado e que era a de todas as chancelarias e de todos os sábios. O que torna o direito romano compatível com o cristianismo.
d. Os direitos locais, em sua maior parte consuetudinários, não ultrapassavam a valoração da esfera do profano, por isso não eram considerados propriamente um direito. Desconsiderar a hipótese de prestígio era um retrocesso e por isso o direito romano se torna compatível com o cristianismo.
e. O direito canônico, muito embora tenha realizado apêndices e corretivos no direito romano, nunca conseguiu apagar as origens. O que torna o direito romano compatível com o cristianismo
A é verdadeira e demonstra o tipo de "ginástica teórica" que os Primeiros Padres da Igreja precisaram fazer para tornar compatíveis coisas aparentemente incompatíveis, trazendo para a esfera da legitimidade cristã hábitos e práticas que não eram, por sua própria natureza, cristãos.
Deste modo, a Igreja Católica efetuou uma síntese entre o mundo pagão romano, que então representava boa parte das estruturas sociais então existentes, e os valores cristãos. As demais alternativas não apresentam explicações satisfatórias para este fenômeno, de modo que são falsa.s