História, perguntado por thaynasouza06p0wyke, 11 meses atrás

O Direito Divino dos Reis concedia aos monarcas grandes poderes no governo do Estado Nacional, mas não se tratava de uma teoria política prática, e sim um aglomerado de ideias e crenças. Por ser indicado por Deus, qualquer tentativa de depor o monarca seria tratada como contestação à vontade de Deus, fato que a sociedade da época ainda tinha muito medo de questionar.O texto acima reflete as ideias de um autor que buscavam justificar a centralização política dos monarcas absolutistas, denominado: *

Tomas Hobbes

Jacques Bossuet

Adam Smith

Nicolau Maquiavel

Soluções para a tarefa

Respondido por jlmn447
7

Resposta:

Jacques Bossuet

Explicação:

foi um bispo e teólogo francês, um dos principais teóricos do absolutismo por direito divino, defendendo o argumento que o governo era divino e que os reis recebiam seu poder de Deus

Respondido por erickm5
1

O texto em questão reflete as ideias que justificam o direito divino dos reis segundo os escritos de Jacques Bossuet. Portanto a opção correta é a segunda alternativa.

Contextualizando o pensamento de Jacques Bossuet

Os textos e ideias de Jacques Bossuet, que também era bispo e teólogo, reforçavam noções medievalistas sobre a realeza a partir de sua teoria do direito divino dos reis.

Esta teoria argumenta que certos reis governavam por terem sido escolhidos por Deus, e como eles reinavam em nome de Deus, não deviam satisfações à ninguém e sua autoridade era inquestionável.

Outros pensadores citados nas alternativas, como Maquiavel e Thomas Hobbes, também possuem suas próprias justificativas para defender a monarquia, mas utilizam argumentos diversos conjunturais e contextuais políticos, e não essencialmente teológicos.

Saiba mais sobre Jacques Bossuet em https://brainly.com.br/tarefa/680223

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes