O direito ao ensino deve ser dado a todos, não somente a alguns segmentos da sociedade, porém isso nem sempre acontecia. Muitas escolas não aceitam alunos com algum tipo de deficiência, negando a eles o direito ao estudo e a educação. Porém essa realidade vem mudando e o governo brasileiro possui algumas metas e planos para conseguir uma educação inclusiva de qualidade. A história da educação inclusiva no Brasil começa na década de 70, quando algumas escolas passam a aceitar alunos especiais, desde que os mesmos conseguissem se adequar ao plano de ensino da instituição
Soluções para a tarefa
O atendimento às pessoas com deficiência no Brasil começaram ainda no Império conforme informações do Ministério da Educação (MEC).
Nessa época, houve a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos (1854), hoje denominado Instituto Benjamin Constant (IBC) e também o Instituto dos Surdos Mudos (1857) cuja nomenclatura é Instituto Nacional da Educação dos Surdos (INES).
Dias atuais
Esses institutos foram importantes porque permitiram que as pessoas com deficiência tivesse um atendimento especializado. Foi um pontapé inicial para o tratamento dessas pessoas que merecem a mesma atenção que as demais.
Hoje os indivíduos com deficiência são atendidos por nomas que visam acessibilidade a esse público.
No caso de deficiência física, faz-se necessário a inclusão de rampas de acesso nas escolas, bem como nas ruas, elevadores em estações de metrô e outros mecanismos que ajudem essas pessoas.
Amplie seu conhecimento e conheça a Declaração de Salamanca https://brainly.com.br/tarefa/20455867.
Bons estudos!
alguem sabe a respostas da av1