“O direito a saúde e a uma alimentação saudável é orientada pelos princípios doutrinários e organizativos inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS). A PNAN reforça esses pressupostos organizacionais e ainda relata que eles devem ser fornecidos em sua total integralidade visando uma completa abrangência das ações geradas com o intuito de sempre fornecer uma alimentação completa e segura.” Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2018. Tomando como referência os princípios doutrinários relatados pelo SUS e reforçado pela PNAN, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) A Integralidade é o conjunto articulado e contínuo dos serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos. ( ) A Universalidade oferece os serviços na medida da necessidade de cada indivíduo. ( ) A Regionalização refere-se a municipalização dos serviços com direção única em cada espera do governo. ( ) A Equidade tem como objetivo o acesso a todos os indivíduos em todos os níveis de assistência. ( ) A Hierarquização refere-se a organização dos serviços em nível crescente de complexidade. ( ) A Participação popular contempla a participação da população no dia-a-dia dos serviços de saúde, por meio de Conselhos e Conferências de Saúde. ( ) A Descentralização pode ser definida através de recortes espaciais a fim de organizar o atendimento e a gestão das redes de saúde. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. Escolha uma: a. V – F – F – F – V – V – F. b. F – V – F – V – V – F – V. c. V – V – V – F – F – F – V. d. F – V – F – V – F – F – V. e. V – F – F – V – V – F – F.
Soluções para a tarefa
A sequência correta é a) V – F – F – F – V – V – F.
O Sistema Único de Saúde tem um conjunto de diretrizes e princípios nos quais suas ações são baseadas. São alguns deles:
Universalidade: o SUS é universal, isto é, todo e qualquer cidadão possui direito de atendimento à saúde pelo sistema.
Integralidade: os serviços de saúde, tais como prevenção e promoção da saúde são realizados de forma integral.
Equidade: para minorar as desigualdades, o SUS trata de forma desigual os cidadãos, priorizando aquele que possui uma necessidade maior.
Participação social: a população pode e deve participar da avaliação das políticas de saúde.
Descentralização: é a distribuição do poder nas três esferas de governo.
Resposta:
V – F – F – F – V – V – F.
Explicação:
CORRIGIDA PELO AVA