Saúde, perguntado por luabritho, 5 meses atrás

O direito à privacidade por parte do paciente torna-se cada vez mais significativo devido ao seu componente legal e ao contexto jurídico que em casos de quebra de sigilo adquirem. Sendo assim, o paciente tem direito de que suas informações, referente à sua saúde, sejam reservadas. Conforme consta no Juramento de Hipócrates, os médicos comprometem-se em guardar silêncio sobre as informações dos seus pacientes.

Sendo assim, sobre o direito à privacidade assinale a alternativa correta.

a.
Após arquivamento da ficha do paciente, o sigilo médico não representa mais uma fonte de preocupação, uma vez que foge da sua responsabilidade.

b.
Conforme o código de ética profissional, o sigilo deve ser respeitado em todas as situações, sem exceções.

c.
A proteção à privacidade está direcionada tanto aos seus aspectos interpessoais como aos documentos legais gerados pelo atendimento.

d.
O sigilo médico tem como base os princípios éticos voltados à saúde, porém não apresenta uma base legal para os infratores.

e.
O sigilo médico só pode ser quebrado se, e somente nesse caso, o paciente correr risco de vida.

Soluções para a tarefa

Respondido por diego13mendes
3

Resposta:

A proteção à privacidade está direcionada tanto aos seus aspectos interpessoais como aos documentos legais gerados pelo atendimento.

Explicação:

A alternativa está correta, pois a privacidade do indivíduo deve ser protegida em todos os seus aspectos, do interpessoal aos documentos legais gerados pelos atendimentos. A violação da privacidade de dados pode afetar diretamente a vida dos indivíduos, culminando em consequências na sua vida social nos aspectos familiar, profissional e financeiro.

Perguntas interessantes