O direito à educação é conquista histórica e fundamento para o exercício da cidadania, sendo reconhecido no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, como direito de todos ao “desenvolvimento pleno da personalidade humana e fortalecimento ao respeito aos direitos e liberdades fundamentais”.
Na trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil (livro da disciplina, capítulo I), a história da EJA nos revela um processo de avanços e recuos, evidenciando que a defesa do direito à educação é resultado da luta constante ao longo da história educacional brasileira, dos movimentos sociais e populares, que culminou em um marco legal importante - a Constituição Federal de 1988, que apresentou em seu texto, no artigo 208, a afirmação do direito à educação como um direito público e subjetivo. Foi a primeira vez na história da educação brasileira que uma legislação ampliou o direito de todos, inclusive aos que não tiveram acesso à educação na idade própria.
Prezado (a) acadêmico (a), passados tantos anos do reconhecimento, pelo Estado Brasileiro, de que a Educação de Jovens e Adultos é um direito também a quem não teve acesso ou em algum momento de sua vida tenha interrompido seu processo de escolarização, na sua opinião, essa conquista faz com que o estudante da EJA compreenda-se como sujeito de direitos e a educação como meio de empoderamento e emancipação, estabelecendo relação estreita entre educação e formação de cidadãos críticos quanto aos seus direitos?
Para responder à questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas. O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e vídeo aulas da disciplina.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
O q vc quer?
Explicação:
Rubi3006:
nem eu sei, por isso estou pedindo ajuda
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás