Química, perguntado por souza07, 1 ano atrás

O dióxido de carbono (CO2) é um gás essencial no globo terrestre. Sem a presença desse gás, o globo seria gelado e vazio. Porém, quantidades elevadas desse gás podem produzir o Efeito Estufa que provoca o aquecimento global, podendo causar desastres ambientais. Esse gás apresenta em sua molécula, qual tipo de ligação entre os átomos de carbono e oxigênio (iônica, covalente ou metálica). Explique como essa ligação acontece.

Soluções para a tarefa

Respondido por tallissonluan
7
Como você pode ver, os elementos que se ligam são todos NÃO-METAIS (ametais). Tanto o C como o O tem tendência a ganhar elétrons: O Carbono (C) tem quatro elétrons na sua camada de valência, precisando de mais 4 para se estabilizar, ficando com 8 elétrons de acordo com a regra do octeto. E o Oxigênio (O) tem 6 elétrons na camada de valência, precisando ganhar mais 2 para ficar com 8 elétrons: Então o que ocorre? 

Ocorre uma compartilhação de elétrons entre os átomos de C e O, surgindo uma ligação covalente. O dióxido de carbono (CO2) tem essa ligação porque o Carbono, com quatro elétrons, faz duas compatilhações com um oxigênio, deixando o oxigênio já estabilizado com oito elétrons, porém o Carbono fica com 6, faltando dois elétrons para se estabilizar: então é preciso de mais um átomo de oxigênio onde o carbono fará duas compatilhações ficando estabilizado, e deixando esse oxigênio que surgiu estabilizado também. ENTÃO EM UMA MOLÉCULA DE CO2 OCORREM UMA LIGAÇÃO DUPLA DO C EM CADA O. 

É uma ligação covalente apolar e apresenta uma geometria Linear
Respondido por lucianooem1
0

Resposta:

Está correta esta afirmação citada acima?

Explicação:

Perguntas interessantes