O difusionismo apareceu como desdobramento do evolucionismo, tentando responder lacunas que este havia deixado ao conjecturar sobre a evolução das culturas no tempo, como, por exemplo, as lacunas explicativas quanto ao espaço. Por essa razão, o difusionismo teve muito mais penetração e diálogo com a geografia e a arqueologia do que com outras ciências humanas, visto que ele tentava explicar como se deu a difusão de elementos culturais semelhantes em áreas distintas. Assinale a alternativa correta quanto ao difusionismo:
A) O difusionismo britânico e o alemão se assemelham porque ambos criam na teoria do hiperdifusionismo egípcio, segundo a qual toda civilização nasceu de uma única cultura às margens e ao delta no Nilo.
B) A hipótese da Kulturkreise foi defendida por todos os difusionistas, em especial àqueles ligados a Frobenius e que criam que os artefatos arqueológicos seguiam uma trajetória geográfica paralela à linguística, em especial ao sânscrito.
C) O padre verbita Wilhem Schmidt sustentou a hipótese de que todas as religiões evoluíram a partir de uma única fonte politeísta e, posteriormente, se desenvolveram em várias fontes monoteístas paralelas, como o judaísmo.
D) As fontes de dados do difusionismo dependiam da compilação de relatórios de administradores coloniais, missionários e viajantes das empreitadas colonialistas europeias, bem como da análise de textos clássicos. Quanto ao método, eles optaram por análise temporal sincrônica e comparativa.
E) O conceito de Volkskunde, as lendas e especulações de contatos transoceânicos, a antropogeografia de Friedrich Ratzel, a ideia de uma unidade da espécie humana e a consolidação da museologia foram fatores que contribuíram para o surgimento do difusionismo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
C
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás