O diferencial da Indústria 4.0 está no fato de que o processo de fabricação vai evoluindo de uma única célula automatizada para sistemas totalmente automatizados e integrados que se comunicam com outros, contribuindo para maior flexibilidade, velocidade, produtividade e qualidade dos sistemas produtivos.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Com o contínuo avanço no desenvolvimento de novas tecnologias, surgiu na Alemanha o conceito da indústria 4.0, ou quarta revolução industrial, cuja base é a automação dos processos produtivos e a incorporação da digitalização de toda a cadeia de valor, fazendo uma fusão entre o mundo real e o mundo virtual. Segundo o boston consulting group, essa evolução é baseada em nove pilares tecnológicos: internet das coisas, realidade aumentada, robôs autônomos, simulação, manufatura aditiva, big data, a tecnologia de nuvem, cybersecurity e integração horizontal e vertical de sistemas e softwares. Esse artigo foi desenvolvido com o objetivo de expor, por meio de pesquisa bibliográfica, as definições e as características de cada um desses pilares, bem como suas aplicações e implicações na indústria. Essa pesquisa mostra que nem todas as tecnologias estudadas possuem aplicação efetiva na indústria ainda, mas todas têm o potencial de trazer contribuições que resultarão numa maior flexibilidade, velocidade, produtividade ou qualidade dos sistemas produtivos, impactando na forma de planejar, organizar e controlar a produção.
(ALBERTIN, Marcos Ronaldo et al. Principais inovações tecnológicas da indústria 4.0 e suas aplicações e implicações na manufatura. XXIV Simpósio de Engenharia de Produção. Bauru – SP, Brasil, 8 a 10 de novembro de 2017. Disponível em:
Agora leia atentamente as informações contidas na coluna “A” e “B” e, em seguida, assinale a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nelas contidas.
Coluna A
I. É composto por elementos computacionais em estreita relação com o ambiente físico, com o intuito de monitorar e controlar entidades físicas em tempo real, bem como testar e simular processos físicos, a partir do ambiente virtual.
II. É formado por duas camadas: a camada de tecnologia operacional e a camada virtual, de aplicações de tecnologia de aplicações.
III. Consiste em integrar à internet os objetos usados diariamente, como máquinas, veículos, aparelhos eletrodomésticos etc., de forma a poderem ser acessados remotamente por dispositivos móveis que tenham conexão com a internet.
IV. É a proteção dos ativos que envolvem informações contra entidades não autorizadas, que podem promover de forma indevida alterações, interceptações e indisponibilidade de itens.
Coluna B
1. Sistema ciberfísico.
2. Internet das coisas.
3. Segurança da Informação.
a. I-2; II-3; III-1; IV-3
b. I-1; II-3; III-3; IV-2
c. I-1; II-3; III-2; IV-3
d.I-1; II-1; III-2; IV-3
e.I-2; II-2; III-1; IV-3
Resposta: d.I-1; II-1; III-2; IV-3
Explicação: Resposta conforme gabarito.