o dicionário michaelis define a tolerância como o "ato ou efeito de tolerar, admitir ou aquiescer". nesse sentido, quando se trata do convívio social, usamos o termo para se referir à capacidade de reconhecer o direito de outros indivíduos de manifestarem suas opiniões, mesmo que elas sejam completamente opostas às nossas. ao mesmo tempo que a tolerância garante a liberdade de expressão, ela também depende dela. para que possa haver respeito e diversidade de ideias, é preciso que os indivíduos possam expressar suas opiniões livremente. e para que as pessoas se sintam à vontade para expressar suas ideias, não devem ter medo de perseguição ou censura.
Soluções para a tarefa
A assertiva I está incorreta, pois a tolerância é um valor, a intolerância é uma mal social, que reduz a real participação dos membros nos grupos sociais. A assertiva II está correta, visto que a moral é de fato, um conjunto mui regional de regras, normas sociais partilhadas. A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
Tolerância: aceitação de diferenças
Quando toleramos um sujeito diferente de nós, podemos perceber que há nele características que fazem com que sua existência seja tão somente única. Tolerando e aceitando as diferenças, é possível que se aprenda algo disto, chegando a conclusão de gostar ou não daquilo e respeitar ou não as expressões do diferente.
Não respeitar não significa ser intolerante, pelo contrário, aliás. Tolerar que pessoas diferentes possam conviver no mesmo ambiente social, mesmo que não haja respeito, é o que torna possível que relações sociais como a academia intelectual exista.
Complemento da questão — assertivas:
- I. Sendo a intolerância um valor essencial para a convivência e para a coexistência dos grupos, ela não pode se caracterizar como uma atitude moral.
PORQUE
- II. A moral consiste numa construção coletiva de regras e normas sociais, que são reconhecidas e partilhadas pelos indivíduos de uma comunidade.
Complemento de leitura sobre tolerância e respeito: https://brainly.com.br/tarefa/24218473
#SPJ4