História, perguntado por luanafowler4, 1 ano atrás

O Dicionário Aurélio apresenta, entre outras, a seguinte definição para mito: “Narrativa de significação simbólica, transmitida de geração em geração e considerada verdadeira ou autêntica dentro de um grupo, tendo geralmente a forma de um relato sobre a origem de determinado fenômeno, instituição, etc., e pelo qual se formula uma explicação da ordem natural e social e de aspectos da condição humana.”

Identifique a alternativa que apresenta a relação correta entre História e mito.

(A)
As narrativas míticas são anteriores às narrativas históricas, ou seja, faziam parte dos primórdios das civilizações clássicas, portanto foram substituídas pela História.

(B)
O mito não serve para a História, porque apresenta explicações mágicas ou fantasiosas sobre a origem das coisas e dos fenômenos, além de utilizar personagens sobrenaturais, como os deuses.

(C)
A análise detalhada dos mitos apresenta elementos do inconsciente coletivo, das estruturas sociais, dos costumes e dos valores de uma sociedade, podendo, dessa forma, contribuir para as pesquisas históricas.

(D)
A ausência de mitos na atualidade nos impede de absorver o real significado que eles tinham para os grupos humanos que viveram em outras épocas ou a dimensão da verdade que os mitos representavam para esses grupos.

(E)
A universalidade, a oralidade e a temporalidade suprimida dos mitos impedem seu dialogo com a História e com as particularidades de cada civilização ou grupo humano.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasguedes5
0
Eu acredito ser a B. Uma vez que o mito é uma criação humana para o que não sabe explicar, fazendo assim mitos e deuses
Perguntas interessantes