O diagnóstico genético pré-implantacional (PGD),método usado durante a fertilização in vitro(FIV), permite o estudo de alterações genéticas ecromossômicas no embrião antes de sua implantaçãono útero.Em relação a esse tema, avalie as afirmações a seguir.I. O PGD é geralmente utilizado para diagnosticaralterações cromossômicas, não sendorecomendável, entretanto, para detectarcondições mendelianas.II. Esse método é recomendado para mulherescom histórico de abortos espontâneosrepetidos, ou com idade materna avançada,ou com ciclos durante a FIV falhos e para casaisportadores de rearranjos cromossômicosbalanceados.III. O PGD detecta alterações cromossômicascomo aneuploidias, translocações, inversões,duplicações, deleções e doenças monogênicas.IV. A hibridização fluorescente in situ (FISH)é o principal método usado na análise dealterações cromossômicas das células.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e IV.C III e IV.D I, II e III.E II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
E
Explicação:
Respondido por
7
As afirmativas corretas são II, III e IV. Letra E.
O diagnóstico genético pré-implantacional (PGD) consiste em um método utilizado no decorrer da fertilização in vitro (VIF), o que permite o estudo das alterações genéticas e cromossômicas no embrião anteriormente à implantação no útero.
Recomenda-se tal método para mulheres com histórico de abortos espontâneos repetidos, ou com idade materna avançada. O PGD realiza a detecção das alterações cromossômicas, como aneuploidiais, translocações, inversões, duplicações, entre outras.
Bons estudos!
Perguntas interessantes