Pedagogia, perguntado por luluzinha1279, 1 ano atrás

O Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro foi escolhido por conta do dia da morte de Zumbi, líder de comunidade quilombola de Palmares. Antes da aprovação da Lei que sanciona o dia 20 de novembro, a data mais relevante ligado a história do negro no Brasil era 13 de maio, data da Abolição da Escravidão. Abolição que, segundo a nossa memória social, foi assinada pela Princesa Isabel, a partir de uma decisão que foi muito mais branca do que Negra.

sobre esse processo de substituição do 13 de Maio pelo 20 de novembro, podemos dizer que:

a- O 20 de novembro está mais próximo de datas importantes para cultura yorubás,etinia importante entre os escravos trazidos ao Brasil.

b- O 20 de novembro é mais significativo porque fala de acontecimentos mais antigos do que 13 de maio e justifica assim, a presença negra no Brasil.

c-O 20 de novembro é mais significativo por conta de sua proximidade com o 15 de novembro, Proclamação da República. Simbolicamente os dois eventos são próximos.

d- O 20 de novembro coloca sobre o negro a ação de sua resistência, deixando de retratá-lo como passivo em todo o processo histórico, como acontece com 13 de maio.

e- O 20 de novembro coloca sob holofote a luta das elites brancas em prol dos escravos, como senhores benevolentes, ao contrário do 13 de maio, que foca na resistência negra.​

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigo2239
51

Resposta:

d- O 20 de novembro coloca sobre o negro a ação de sua resistência, deixando de retrata - lo como passivo em todo o processo histórico,como acontece com o 13 de maio


luluzinha1279: certinha obrigada.
rodrigo2239: onde vc faz faculdade
luluzinha1279: ead Anhembi Morumbi
rodrigo2239: faço ead na fadergs, licenciatura em História sempre que precisar estou a disposição
luluzinha1279: obrigada.
rodrigo2239: Quem sabe um d
rodrigo2239: obgdo pela conversa
luluzinha1279: obrigada eu até mais.
roseliarosana111: muito obrigada, me ajudou muito
Respondido por giarollalivia
8

Resposta:

d- O 20 de novembro coloca sobre o negro a ação de sua resistência, deixando de retratá-lo como passivo em todo o processo histórico, como acontece com 13 de maio.

Explicação:

Perguntas interessantes