ENEM, perguntado por da6ythayfgmara, 1 ano atrás

O dia 12 de setembro de 1990 marcou o fim da Segunda Guerra Mundial: a Alemanha, vencida há quarenta e cinco anos, dividida e colocada sob a tutela de seus vencedores, encontrou através de sua unificação a sua soberania plena e completa. A última unidade alemã tinha sido proclamada em 1871, na galeria dos espelhos do palácio de Versalhes, depois de uma guerra vitoriosa contra a França. ("Adaptado de Le Monde", 13/09/90)
As conjunturas históricas indicadas no texto acima representam aspectos diferenciados. Os dois momentos de unificação, no entanto, transformaram a Alemanha em: a) um Estado unitário, com uma representação classista de deputados b) uma potência central, com um papel decisivo no equilíbrio de poder europeu c) uma república federal, com um regime parlamentar e uma constituição liberal d) uma nação democrática, com suas instituições liberais ampliadas do oeste para o leste

Soluções para a tarefa

Respondido por thiagoribas48
15
b) uma potência central, com um papel decisivo no equilíbrio de poder europeu.
Respondido por yunnaxx
4

Resposta:

b) uma potência central, com um papel decisivo no equilíbrio de poder europeu

Explicação:

O processo de unificação da Alemanha, junto com o italiano, simbolizou um período de acirramento das disputas entre as economias europeias. A partir do estabelecimento dessas novas potências econômicas, observamos uma tensão política gerada pelas disputas imperialistas responsáveis pela montagem do delicado cenário preparatório da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.

espero ter ajudado!

✅✨

Perguntas interessantes