O Deuteronômio se apresenta como discurso oral de Moisés, que só foi preservado por escrito mais tarde (Dt 31,9). Só em poucas passagens, como aqui em 17,18s, no discurso se prevê a forma de livro. O fato de o rei ter de possuir uma cópia da Torá, de modo a “andar sempre com a constituição debaixo do braço”, torna evidente o caráter constitucional da lei. A lei está acima do rei, da mesma que, como rei, ele deve ser um “israelita exemplar”.
CRÜSEMANN, Frank. A Torá. Teologia e história social da lei do Antigo Testamento. 2ª ed. Petrópolis: Vozes. 2002. p. 331.
Mediante essa afirmação sobre a relação do rei e da lei (Torá) e o conteúdo estudado na disciplina, podemos afirmar que:
I – Isso confirma a importância da Torá para a cultura israelita, num tempo bastante antigo.
II – A idolatria em Israel só acontecia porque a Torá ainda não tinha sido escrita.
III – A Torá regia não apenas a vida cotidiana, como também a organização estatal de Israel.
IV – A existência do Deuteronômio como livro não significa que ele foi escrito somente no período dos reis, mas organizado nesse momento.
V – Enquanto a Torá não existia como livro, Israel não podia cumprir a lei de Deus.
São corretas apenas as afirmações:
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Resposta:
Resposta c
I, III e IV
Resposta pagina 44 e 45
Explicação:
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