Química, perguntado por lf5335183, 4 meses atrás

O deutério é um dos isótopos estáveis do hidrogênio, constituído de um próton e um nêutron que muitas vezes é utilizado em laboratório para experimentos de fusão nuclear e transmutações atômicas. Além disso, ao se combinar deutério com oxigênio se forma água deuterada ou oxido de deutério, que possui características químicas iguais às características da água comum. No entanto, ao pesar uma amostra de 100 ml de água deuterada pura e 100 ml de água destilada percebe-se que o valor da massa é diferente e que a água comum é mais leve. Isso se deve ao fato de:

A

O deutério fazer com que haja um número maior de moléculas no espaço que ele ocupa.

B

A presença de um nêutron no núcleo do hidrogênio fazer com que a massa da molécula aumente.

C

Os átomos de deutério interagirem com metais, o que interfere no sistema de balanças digitais.

D

O deutério absorve massa para se manter na sua forma estável.

E

Existirem poluentes suspensos que constituem a água deuterada.

Soluções para a tarefa

Respondido por vIkeda
0

Sabendo das características do deutério, pode-se afirmar que a massa da água deuterada é maior que a água destilada pois o Deutério possui uma massa de 2u, enquanto o Hidrogênio apenas 1u. Essa diferença se dá pela presença de um nêutron no deutério.

O que são isótopos, isótonos e isóbaros?

Pode-se definir isótopos como aqueles elementos que apresentam o mesmo número de prótons, embora apresentem características diferentes  (como massas diferentes).Um exemplo seria os elementos hidrogênio e deutério.

Isótonos são os elementos que apresentam o mesmo número de nêutrons em seu núcleo atômico. Por fim, os isóbaros são os elementos que apresentam o mesmo valor de massa atômica.

Saiba mais sobre isótopos em: brainly.com.br/tarefa/23871476

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes