O desvendar do erro, que surge na aprendizagem e na prática pedagógica, pode vir a transformar o significado que comumente se dá à avaliação – medida de acertos e erros – pelo exercício contínuo da reflexão dialética e da relação dialógica entre avaliadores e avaliados, com uma postura de acolhimento, para se compreender as formas e caminhos alternativos buscados no desenvolvimento do processo de construção do conhecimento, contribuindo, dessa forma, para a construção de uma cultura da avaliação. Reside aí sua virtude: a possibilidade do resgate da premissa básica da avaliação – o questionamento – tornando-se, assim, ferramenta útil e valiosa para o crescimento. (SILVA, 2008, p. 109).
SILVA, E. M. D. da. A Virtude do Erro: uma visão construtivista da avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 39, jan./abr. 2008.
Leia as afirmações apresentadas, relacionadas ao modo como o erro deve ser visto na gestão da sala de aula, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras, (F) para as falsas e assinale a alternativa correta:
() O professor que faz uma boa gestão da sala não entende o erro apenas como uma falha, mas considera seu papel na aprendizagem.
() O professor que faz uma boa gestão da sala procura avaliar todos os alunos sempre da mesma maneira, para que eles compreendam a essência do que será cobrado cotidianamente.
() As perguntas abertas devem ser evitadas no ambiente escolar, visto que os alunos não possuem maturidade para esse tipo de atividade.
A sequência correta é:
________________________________________
Alternativas:
• a) V, V, V.
• b) V, F, V.
• c) V, F, F.
• d) F, F, V.
• e) F, V, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
Resposta:
Av2 - 1) D, 2) A, 3) D, 4) D, 5) C, corrigido pelo Ava.
Respondido por
25
Resposta:
5 - c
Explicação:
Perguntas interessantes