O despotismo é o governo em que o chefe do Estado executa arbitrariamente as leis que ele dá a si mesmo e em que substitui a vontade pública por sua vontade particular. KANT, I. Despotismo. In: JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. O conceito de despotismo elaborado pelo filósofo Immanuel Kant pode ser aplicado na interpretação do contexto politico brasileiro posterior ao Al-5, porque descreve
1)o autoritarismo nas relações de poder.
2)as relações democráticas de poder.
3)a usurpação do poder pelo povo.
4)a sociedade sem classes sociais.
5)a divisão dos poderes de Estado.
Explique por que as alternativas 2, 3, 4 e 5 estão incorretas. Argumente onde estão os erros das afirmativas incorretas:
EU JA SEI A RESPOSTA PRECISO DA EXPLICAÇÃO
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) o autoritarismo nas relações de poder.
Explicação:
2) as relações democráticas de poder. Errada porque o AI-5 foi um dos decretos mais severos da Ditadura Militar do Brasil, e nada têm a ver com democracia; do contrário, seus termos apresentaram um grande afronte à liberdade política, promovendo a censura e a tortura.
3) a usurpação do poder pelo povo. Errada pois isso nunca ocorreu, e o despotismo refere-se ao poder do chefe de Estado que tem controle sobre o povo.
4) a sociedade sem classes sociais. Nunca houve no Brasil como Império ou como República uma sociedade sem classes sociais, e isso também nada tem a ver com o despotismo, não há como essa alternativa ser correta.
5) a divisão dos poderes de Estado. Errada, no contexto de autoritarismo da ditadura não há uma grande divisão dos poderes de Estado, estando ele em apenas uma instância.