Química, perguntado por Dankelino, 10 meses atrás

O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio. Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é: a) Aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos. b) Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios. c) Adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem oxigênio. d) Substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes. e) Aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fiquem mais acessíveis às bactérias.

Soluções para a tarefa

Respondido por Barbiezinhadobrainly
3

Resposta:

B

Explicação:

Vamos lá!

A própria questão te diz duas coisas valiosas: a eutrofização ocorre devido à enorme quantidade de nutrientes na água, e quanto mais nutrientes, mais bactérias para decompô-los. Essas bactérias usam todo o oxigênio da água , e por isso ela torna-se eutrofização. Ao buscar uma solução para o problema, deve-se ter em mente diminuir o número de bactérias, para que usem menos oxigênio. Se as bactérias estão na água devido à presença de material nutritivo, orgânico, diminuir essa concentração de nutrientes é crucial, para que não haja alimentos para as bactérias. Vamos analisar cada alternativa:

a. INCORRETA. Quanto mais rápido os dejetos se decomporem, mais fácil será para as bactérias utilizarem essa reserva de nutrientes para viver e reproduzir. Logo, gastarão mais oxigênio.

b. CORRETA. Quanto menos nutrientes na água, menor a disponibilidade de alimento pras bactérias, e o número delas presente cairá. Quanto menos bactérias presentes, mais oxigênio sobrará.

c. INCORRETA. A presença de bactérias a aeróbias não faz com que as aeróbicas deixem de utilizar o oxigênio da água.

d. INCORRETA. Quanto maior a concentração de nutrientes para as bactérias, mais elas se reproduzirão e gastarão o oxigênio das águas.

e. INCORRETA. Mesa justificativa da D, quanto mais nutrientes houver, mais bactérias se aproveitarão da água, gastando assim maior concentração de oxigênio.

Logo, letra B.

Espero ter ajudado!


Barbiezinhadobrainly: Precisando, só chamar!
Perguntas interessantes