Português, perguntado por andressadara06, 6 meses atrás





O desmatamento no Brasil está com os maiores índices dos últimos anos, é o que apontam inúmeros documentos de órgãos nacionais e internacionais de controle ao desmatamento no Brasil e no mundo. Só de acordo com o relatório Anual do desmatamento do Brasil-2019, que mostra a perda de vegetação nativa detectada em todo os biomas do país no ano passado, o Brasil perdeu área equivalente a oito vezes o município de São Paulo, totalizando 1.218.708 hectares. Deste valor, mais de 60%de área desmatada está no Bioma Amazônia, que é seguido do Cerrado na classificação de biomas que mais sofrem com o avanço do desmatamento.

Além da perda da floresta a crise ambiental também mostra outra face. Em meio a derrubada da vegetação, as comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas são colocados no centro de disputas de territórios, onde a violência impera. De acordo com o mais recente levantamento da Comissão Pastoral da Terra(CPT), Conflitos no Campo Brasil 2019, no primeiro ano do governo Bolsonaro, o número de conflitos rurais foi maior dos Últimos dez anos, chegando a 1833 casos.







1) De acordo com a compreensão do texto e as imagens acima respondam no caderno as seguintes perguntas.



a) O que apontam os documentos nacionais e internacionais sobre o desmatamento no Brasil?



b)Quais as principais áreas de desmatamento no Brasil?



c) Quem são diretamente as comunidades mais prejudicadas com o desmatamento?



d) Quais os dados que são apontados pela Comissão Pastoral da Terra(CPT)?



Soluções para a tarefa

Respondido por Pirado70
1

Resposta:

a) - Tivemos no ano de 2019, um aumento recorde na área desmatada, com um total de 1.218.708 hectares. Uma área equivalente a oito vezes a município de São Paulo, com perdas significativas para o Bioma.

b) - Que 731.225  hectares ou seja 60% de toda devastação ficou concentrada no pulmão do mundo, na floresta Amazônica e no cerrado brasileiro.

c) - Todos são prejudicados pelos impactos ambientais, contudo os que sofrem as maiores perdas e truculências são as comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas.

d) - 2019, No primeiro ano do governo Bolsonaro, o número de conflitos rurais foi maior dos Últimos dez anos, chegando a 1833 casos

Explicação:

Perguntas interessantes