Ed. Técnica, perguntado por jobinho12, 10 meses atrás

O design thinking busca resolver as problemáticas complexas encontradas em produtos e serviços. Para encontrar essas soluções, essa metodologia está centrada nas necessidades reais do usuário.

Para entender essas necessidades, existem várias etapas que ajudam a elaborar a solução dos problemas de maneira criativa durante a aplicação da metodologia. As etapas apresentadas por Tim Brown servem para guiar a equipe no desenvolvimento de um novo projeto, com o foco na inovação. Podemos aplicar o design thinking em muitas situações. Imagine a seguinte situação:



​​​​​​​Apresente as cinco etapas propostas por Tim Brown e, para cada uma, escolha uma ferramenta que você considera viável. Você deve explicar como cada etapa acontece. Por exemplo, na fase que você irá utilizar um brainstorming, explique como ele aconteceria, aplicado à situação da melhoria na usabilidade das embalagens de cosméticos.

Soluções para a tarefa

Respondido por jobsonfurbino
26

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Explicação:

Fase da empatia: a ferramenta utilizada é a análise da tarefa. Ela é usada com os usuários para conhecer o perfil e descobrir as necessidades que têm em relação às embalagens utilizadas nos cosméticos (forma, material).

Fase da definição: ferramenta adequada a mapas conceituais. Eles podem apresentar as relações e ajudar a definir o problema em relação às embalagens de cosméticos.

Fase da ideação: ferramenta adequada ao brainstorming que permite que uma quantidade alta de ideias seja apresentada.

Prototipação: a ferramenta adequada para esta fase será o desenvolvimento de protótipos das embalagens de cosméticos, para, então, observar onde estão ocorrendo as falhas.

Fase do teste: a ferramenta adequada para esta fase é o desenvolvimento da matriz FOFA, para validar a chance de inserir esse produto no mercado.

Respondido por gustavoif
7

As cinco etapas do design thinking são:

Imersão preliminar

Imersão em profundidade

Análise e Síntese

Ideação ou ideation

Prototipagem

No assunto de usabilidade das embalagens de cosméticos, podemos chegar as seguintes ferramentas que poderão ser utilizadas:

Imersão preliminar:

Para uma imersão preliminar no problema podemos utilizar o recurso do brainstorming, que traduzindo significa chuva de ideias, ou seja, as pessoas vão falando palavras associadas à resolução do problema de usabilidade de embalagens de cosméticos como tamanho, material, cor, etc...

Imersão em profundidade:

Para uma imersão em profundidade no problema pode-se utilizar o método de um Projeto de Pesquisa de um mestrado ou de um doutorado, por exemplo, com todas as etapas de pesquisa e coleta de dados, por exemplo, fazer um questionário com consumidores de produtos de beleza para saber suas opiniões sobre as embalagens.

Análise e Síntese:

Para se chegar ao melhores informações para se ter uma embalagem cosmética fácil de usar, podemos pegar as informações da imersão e colocar num mapa mental e assim fazer uma análise e síntese, que seria ver quais tipos de embalagens são melhores e porque, a partir dos dados da pesquisa.

Ideação ou ideation:

A partir dos dados de consumidores, informações de embalagens e quais são melhores e porque, podemos ir ao passo que é o criar a ideia da embalagem, ou seja, a co-criação com a ajuda dos clientes para com a opinião deles ter uma embalagem de cosmético fácil de usar.

Prototipagem:

Aqui o próprio passo é a atividade a ser realizada, ou seja, a prototipagem, que pode ser o projeto de uma embalagem nova para o mercado de cosméticos. Lembrando que essa embalagem precisa ser fabricada, então além de projeto, deve haver um diálogo com a linha de produção para ver o que é viável e o que não é.

Veja mais sobre Educação Técnica em:

https://brainly.com.br/tarefa/26464858

Anexos:
Perguntas interessantes