O Design Thinking, ao contrário da administração científica centrada na racionalidade, é um processo que percorre um caminho com maior liberdade. Aqueles que o defendem, percebem que se trata de uma abordagem inovadora, um sistema aberto com ordenamento e colaboração entre os envolvidos. Por esse motivo, ocorre a geração de múltiplas soluções para atingir os resultados esperados. As oportunidades e os problemas motivam a busca por soluções. Projetos podem caminhar e obter sucesso, principalmente se ideias forem lapidadas, novas direções forem tomadas e pensamentos tradicionais saírem de cena e houver espaço ao novo. Isso é Design Thinking. Uma abordagem com múltiplas aplicações, que direciona para caminhos muitas vezes não observados (BROWN, 2010).
Disserte sobre o Design Thinking como estratégia de planejamento, explicando:
os valores;
passos e ferramentas;
diferenças em relação à administração científica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O design thinking é um modelo de pensamento que vai além da necessidade de criar um produto ou serviço.
A ideia é entrar na vida do consumidor e procurar ditar comportamentos e necessidades futuras.
Também é importante experimentar novos pontos de vista e ter agilidade na produção da ideia, para aprender com os erros e evoluir rapidamente. É preciso aprender fazendo, mas o empreendedor precisa ficar de olho, também, nos custos disso.
Umas das bases e valores que melhor organiza seus projetos diante do DT são:
Empatia: saber se colocar no lado do outro referente a produtos ou serviços “no seu segmento de projeto se atende a seu consumidor”.
Experimentação: experimentar ideias utilizar a ferramenta de qualidade Brainstorms “chuvas de ideias”.
Prototipação: verificar se o produto é viável financeiramente se atende ao seu consumidor e se durante o processo poderá haver uma nova estrutura do seu produto caso não atenda a maioria.
O DT é centrado no ser humano, altamente colaborativo, experimental, otimista e visual. Assim, é preciso acreditar que se pode fazer a diferença, desenvolvendo um processo intencional para chegar ao novo, impactar positivamente as pessoas e criar soluções de negócio inovadoras.
O processo do desing thinking gera e viabiliza novas abordagens de forma estruturada para a geração de novas ideias da identificação do desafio até a solução do problema. Dentre esses processos se tem quatro fases são elas:
Imersão (insights)
Ideação
Prototipação
Realização
Elas podem se repetir ao longo do processo, já que pode ser necessário refinar as ideias ou partir de outro ponto de vista.
As diferenças em relação a administração científica, é que o Design Thinking não segue exatamente a cartilha de administração. O Design Thinking quer criar novas soluções para velhos problemas, através de discussões do que é melhor fazer, ouvindo todos os interessados, desde o mais experiente até o iniciante.
Usando e abusando de todas as ferramentas de qualidade disponíveis para encontrar soluções e impactar com novos produtos ou serviços atendendo ao seu consumidor final que é o mais importante nesta cadeia.
Explicação:
É um segmento que ajuda a melhorar produtos ou serviços atendondo com exclusividade seu consumidor final.