O design gráfico do pós-guerra foi caracterizado por uma crescente homogeneidade, correspondente a internacionalização da economia. O Modernismo ingressou em uma segunda fase, conhecida como Estilo Internacional, em que se buscou impor os preceitos estéticos das antigas vanguardas de maneira normativa e monolítica.
“Um bom exemplo no design gráfico está nos trabalhos ligados à chamada Escola Suíça, nos quais predominam as cores vermelho, amarelo e azul, a tipografia sem-serifa, as manchas de texto ditas arejadas e outros cacoetes derivados das teorias de Jan Tschichold e do fazer da Bauhaus, reduzidas a um receituário pronto”
CARDOS, R. O design gráfico e sua história. Disponível em: . Acesso em: 17/01/2019.
Os preceitos estéticos das antigas vanguardas, impostos pelo Estilo Internacional da Segunda fase do Modernismo, refletiram nas Artes Gráficas. Leia as assertivas a seguir sobre o tema.
I. Gerou a consolidação racionalista de funções operacionais em formas pretensamente universais e imutáveis.
II. Engessou de vez a proposta do moderno como a descoberta constante do novo.
III. Refletiu uma amalgamação incômoda de aspirações utópicas com uma prática autoritária.
IV. Proibiu o conhecimento das leituras reducionistas das teorias psicológicas da Gestalt.
V. Desestimulou a busca por um suposto funcionalismo.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
I,II e III
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Espanhol,
5 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás